Avançado sueco tem contribuído (e de que maneira) para uma das épocas mais goleadoras do Sporting.
Avançado sueco tem contribuído (e de que maneira) para uma das épocas mais goleadoras do Sporting.Mário Vasa/Global Imagens

A cinco dos 100. Sporting tem a segunda melhor média de golos da Europa

Nas 15 principais ligas europeias, só os alemães do Bayer Leverkusen apresentam um registo melhor. Contributo de Gyökeres tem sido decisivo, com o avançado sueco a somar um total de 28 golos em todas as competições.
Publicado a
Atualizado a

São 95 golos em 34 jogos em todas as competições oficiais, o que dá uma média de 2,79 por desafio. Nas 15 principais ligas europeias, só uma equipa bate o registo do Sporting: o Bayer Leverkusen, atual líder da Liga Alemã, com um média de três por jogo.

A equipa de Rúben Amorim está uma verdadeira máquina de marcar golos e já vai no quarto jogo consecutivo a vencer e a marcar três ou mais (8-0 ao Casa Pia, 3-0 à UD Leiria, 5-0 ao Sp. Braga e 3-1 ao Young Boys). E quando ainda estamos a meio de fevereiro, longe de terminar a época, o Sporting está apenas a cinco de atingir a centena.

Na I Liga, os leões são a equipa mais concretizadora da prova, com 58 golos (curiosamente o mesmo número de todo o campeonato da época passada). Melhor registo à 20.ª jornada (estamos na 21.ª, mas o Sporting tem um jogo com o Famalicão em atraso) só o Benfica versão 1975-76, treinado por Mário Wilson, que à mesma ronda tinha 60.

Como curiosidade, refira-se que nos anos dos últimos títulos, o Sporting registava menos golos marcados à passagem da ronda 20 -  em 1999/2000 tinha 37; em 2001/ 2002 eram 49 e em 2020/2021, já com Rúben Amorim como treinador, foram 42, números bem abaixo dos atuais.

A continuar assim, com pontaria afinada, pode até dar-se o caso de o Sporting de Amorim bater o recorde de golos numa só época. O melhor registo de sempre foi alcançado na época 1946-47, com 123. Mas é preciso ter em conta que foram todos apontados no campeonato e em apenas 26 jornadas, com uma impressionante média de 4,7 por jogo.

Neste século, o melhor registo de golos dos leões foi alcançado na temporada 2018-19, com um total de 113 marcados em 55 desafios. Curiosamente numa época em que o clube terminou a I Liga na terceira posição e teve três treinadores: Marcel Keizer, José Peseiro e Tiago Fernandes.

Comparando com os principais rivais esta época, Benfica e FC Porto, os números do Sporting ganham ainda maior projeção. As águias têm 75 golos faturados em todas as provas, num total de 36 jogos, o que dá uma média de 2,08 por jogo. E os dragões apenas 63 em 33 desafios (média de 1,09).

A importância de Gyökeres

Um dos grandes responsáveis por esta melhoria na finalização é Viktor Gyökeres, avançado sueco que está a justificar todos os euros que o Sporting investiu na sua contratação (26M), que leva atualmente 28 golos marcados (16 na I Liga, cinco na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e três na Taça da Liga), somando ainda 11 assistências. O segundo melhor marcador é Paulinho, com 13, seguido de Pedro Gonçalves, com 12.

O avançado sueco, que lidera atualmente a lista dos melhores marcadores da I Liga com 16 golos, está assim na corrida pelo título de artilheiro do campeonato. A última vez que um jogador do Sporting foi coroado remonta à época 2020-21, quando Pedro Gonçalves terminou com 23 golos.

Os leões foram afastados da Taça da Liga pelo Sp. Braga nas meias-finais, mas mantêm-se em três provas. No campeonato estão em igualdade pontual com o Benfica na liderança, na Liga Europa bem lançados rumo aos oitavos-de-final e na Taça de Portugal vão discutir com o Benfica quem vai à final.

Nas 15 maiores ligas europeias, de acordo com o ranking  da UEFA, os leões só são batidos pelo Bayer Leverkusen. A equipa alemã treinada pelo espanhol Xabi Alonso tem sido o grande destaque da Bundesliga, que lidera o campeonato à frente do crónico Campeão Bayern Munique. Tem 93 golos apontados em todas as competições num total de 31 jogos, o que dá uma média de três por desafio. E com um curiosidade: o defesa Grimaldo, ex-Benfica, é o segundo melhor marcador com 10 golos, atrás de Boniface (16).

Imediatamente atrás do Sporting, neste ranking das equipas com melhor média de golos, surge o PSV Eindhoven, dos Países Baixos.

O clube com mais golos apontados nas 15 ligas mais poderosas da Europa é o Fenerbahçe com 107. Mas a equipa que lidera o Campeonato Turco tem já 39 jogos disputados, e por isso uma média de 2,74, ligeiramente abaixo do Sporting. Refira-se que 21 dos golos foram apontados por Edin Dzeko, internacional bósnio de 37 anos, que chegou no início da época a Istambul oriundo do Inter Milão.

nuno.fernandes@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt