70M€. Gyökeres igualou João Félix como mais valioso de sempre
Viktor Gyökeres passou a estar avaliado em 70 milhões de euros de acordo com a última atualização do transfermarkt.com (site especializado em mercado), igualando assim o valor máximo que um jogador da I Liga atingiu até ao momento. Essa honra era de João Félix no verão de 2019, altura em que acabou por ser transferido para o Atlético de Madrid, por 126 milhões de euros.
O futebolista que mais viu a cotação subir foi o jovem Geovany Quenda, do Sporting, que aos 17 anos está avaliado em 15 milhões de euros.
Olhando para o top10, há cinco sportinguistas, quatro atletas do FC Porto e um do Benfica, com a liderança a pertecer de forma isolada a Gyökeres, que valorizou 5 milhões de euros desde a anterior atualização. Esta subida corresponde às excelentes exibições do sueco de 26 anos, que já tem 11 golos em oito jogos na I Liga, depois de na época passada ter sido o melhor marcador. A estreia na Liga dos Campeões terá também ajudado a cimentar o estatuto de futebolista mais valioso a atuar em Portugal.
Diogo Costa do FC Porto está agora avaliado em 45 milhões de euros, mais cinco milhões do que na anterior avaliação, igualando o seu melhor e voltando ao topo dos mais valiosos guarda-redes mundiais, em igualdade com o georgiano Giorgi Mamardashvili, do Valência.
Ainda no FC Porto, também se registaram aumentos na cotação de Galeno (25 para 27 milhões de euros) e Vasco Sousa, que beneficiou do bom desempenho a titular nos quatro jogos no campeonato e passou a ser cotado com 5 milhões de euros, o mesmo valor de Francisco Moura e Deniz Gül.
Olhando para a atualização do valor de mercado dos jogadores da I Liga revelada pelo Transfermarket, António Silva foi o que mais desvalorizou, passando de 45 milhões para 40. Apesar da desvalorização de 5 milhões, que deixou o leão Gonçalo Inácio como o defesa central com maior valor de mercado (45ME), continua a ser o mais valioso do plantel do Benfica (40ME).
Outro dos grandes destaques desta atualização é Tomás Araújo. A titularidade no Benfica aos 22 anos - foi entretanto chamado à seleção nacional, para substituir o lesionado Gonçalo Inácio - ajudou-o a passar dos 7 para os 15ME. Um upgrade de 8 milhões que supera a valorização do passe de Kerem Aktürkoğlu (15 para 18) e Orkun Kökçü (27 para 28).
Tirando os jogadores dos chamados três grandes do futebol português, Rodrigo Zalazar e Bright Arrey-Mbi, ambos do SP. Braga, foram os que protagonizaram as maiores valorizações. O médio uruguaio subiu dos 12 para os 16 milhões, enquanto o central alemão viu a sua cotação disparar dos 2,5 para os 6 ME (Sp. Braga pagou 6,2 milhões pelo passe dele no verão).