"O que é a beleza?" A pergunta filosófica surge logo no início de Senõrita 89, formulada por uma jovem que discursa para a pequena audiência de um auditório, naquilo que parece ser uma prova de mestrado. Essa jovem, Elena, tem objetivos que extravasam o foro académico. Licenciada em Ciências da Comunicação, e a concluir o mestrado em História, ela oferece-se para dar aulas de cultura geral às "rainhas da beleza" do México que estão prestes a começar o seu treino em confinamento numa grande propriedade familiar chamada La Encantada. Na sua perspetiva, é preciso quebrar o cliché das beldades pouco inteligentes, mostrando ao país, nessa edição de 1989, que a cultura pode ser um bom aliado da imagem pública das concorrentes, para além de uma forma de poder num meio submetido às dinâmicas do poder masculino (os patrocinadores). Mas quem disse que uma candidata a miss é necessariamente alguém desprovido de inteligência e bases culturais? Esse é um dos lugares-comuns desfeitos pela série hoje em estreia no TVCine Emotion (22.10). Mas há mais..Produzida por Pablo Larraín, Señorita 89 começa por seguir a referida estudante/professora, personagem exterior à realidade dos concursos de beleza, que se tornará a narradora consciente desta história sombria; alguém que reflete sobre a própria natureza do conto à medida que vai acrescentando um olhar ao que as imagens nos revelam. Ela parte então com as 32 concorrentes para o suposto lugar "mágico" -- La Encantada -- onde estas vão passar três meses a preparar-se para o grande momento da competição, entre dietas, ensaios de pose, sessões fotográficas e eventos publicitários organizados pela matriarca do concurso, Concepción (interpretada por Ilse Salas, uma das notáveis atrizes mexicanas da sua geração). Mas o que à partida seria uma experiência de estudo num ambiente de glamour converte-se rapidamente num pesadelo....Cada um dos oito episódios desta primeira temporada tem como título o nome de personagens femininas cujas narrativas individuais vão construindo nuances à volta do enredo principal. "São as mulheres que contam esta história. Um grupo de raparigas anónimas, quatro misses que vêm de diferentes cantos do México com o sonho de sair das suas cidades natais para conquistar aquele pequeno lugar reservado apenas para algumas", sublinhou a showrunner Lucía Puenzo em entrevista à publicação americana Variety, resumindo assim o foco de desenvolvimento da série: "São raparigas que a princípio mal se olham -- se o fazem é com desconfiança ou inveja -- e que nesses últimos meses de treino antes da eleição da Miss México serão transformadas em produtos para exibição, negociação e troca no mundo mediático e no mundo da política. Esta será a sua transformação: sair da posição de vítimas, parar de se olhar com desconfiança, compreender o poder da ação coletiva. Começam a abalar um mundo até aí liderado por homens.".Com efeito, Señorita 89 estabelece desde cedo que o seu propósito é mostrar o que acontece quando as mulheres se unem perante situações degradantes e perigosas (inspiradas em casos reais). Rodeada de uma imensa floresta, tal e qual os contos de fadas, La Encantada é um ninho de segredos e práticas arrepiantes (cirurgias clandestinas, por exemplo) que se expõem logo nos primeiros episódios, para só depois se perceber que os vilões podem não ser exatamente as personagens que julgamos pelas ações mais óbvias. O suspense vai assim desenhando a complexidade do cenário, conforme as consequências de uma tragédia põem em marcha um apertado dispositivo de vigilância..Todas as atenções estão viradas para Dolores, a miss que representa a grande oportunidade do México, com um rosto e silhueta perfeitos, ao mesmo tempo que lida com dependência de drogas... Ela acabará por beneficiar de um tratamento especial para manter o vício sob controlo, mas é na cumplicidade de outras duas candidatas que encontra o motivo para continuar no certame. Angeles, mãe solteira, e Jocelyn, a sofrer com a notícia de uma irmã desaparecida, compõem esse trio feminino -- a que se junta a tal professora Elena -- disposto a provocar a queda de um concurso que não é mais do que a fachada de pactos políticos e económicos, envolvendo, de diferentes formas, o corpo das concorrentes..Como ficção absorvente que é, Señorita 89 cresce ao sabor da intensidade do thriller e de personagens bem escritas que dão ao rumo dos acontecimentos um fulgor feminista. Tudo passará por um vínculo invisível que ganha expressão, sem que o impulso de uma mensagem atual esteja acima do valor dramático da série. Eis o argumento do sucesso..Sobretudo, a guardiã e gestora deste Miss México, Concepción, é um interessantíssimo quebra-cabeças. "Uma mulher esteta a exercer o poder patriarcal", como a descreve a atriz Ilse Salas à Vogue mexicana, o tipo de protagonista cujas ações ambíguas vão ganhando contornos diferentes ao nosso olhar, conforme a luz que se coloca sobre elas. "O fato de agir daquela forma [suavemente autoritária] não a torna uma pessoa má; em vez disso, é preciso compreender a sua história de fundo. Mas claro que os espectadores também farão o seu julgamento.".Esta questão das opiniões formadas tem muito que se lhe diga, inclusive em relação às candidatas: "Acho muito fácil julgar, mas é importante perceber as razões pelas quais as mulheres decidem estar ali. No fim de contas, a decisão que tomaram é extremamente respeitável", acrescenta ainda Salas. De resto, a série encarregar-se-á de dar às suas jovens misses todo o contexto pessoal necessário para moldar as suas atitudes e transmitir a coragem por trás de uma escolha aparentemente ligeira. A verdade é que não há nada de simples à volta do universo da beleza, e Señorita 89 contribui para essa consciência com manifesta garra interior..dnot@dn.pt