Sapatos de rubi do 'Feiticeiro de Oz' vendidos por 28 milhões de dólares
Um par dos famosos sapatos de rubi da personagem Dorothy, interpretada por Julie Garland no filme O Feiticeiro de Oz, de 1939, foram vendidos em leilão por 28 milhões de dólares (quase 26,5 milhões de euros).
A leiloeira Heritage Auctions tinha estimado que poderiam ser vendidos por três milhões de dólares, mas a venda atraiu centenas de interesssados. Possivelmente pelo interesse causado pela estreia nos cinemas de Wicked, uma adaptação do musical da Broadway que é uma espécie de prequela do filme original.
Durante as filmagens, Julie Garland usou vários destes sapatos, mas só quatro terão chegado aos nossos dias. Os que agora foram leiloados ainda eram mais especiais, não só porque são os que a atriz usou no momento-chave do filme - quando os bate três vezes e repete "There's no place like home" - mas porque foram roubados em 2005 e só foram recuperados pelas autoridades em 2018.
Os sapatos, que eram propriedade de Michael Shaw, estavam emprestados e expostos no Museu Judy Garland, na cidade natal da atriz no Minnesota, quando foram roubados por Terry Jon Martin, que usou um martelo para quebrar o vidro da porta do museu e do expositor onde eles estavam.
A identidade de Martin, hoje com 77 anos, só foi revelada em maio de 2023, quando ele foi acusado oficialmente do roubo. Por questões de saúde, e apesar de admitir o crime, acabaria por não cumprir pena. O FBI tinha recuperado os sapatos em 2018, depois de receber uma dica em relação à sua localização.
Segundo o advogado, Dane DeKrey, citado pela AP, Martin estava a tentar "um último assalto" quando lhe disseram que os sapatos tinham que ser feitos de rubis verdadeiros, já que só isso justificava o facto de o seguro ser tão elevado - um milhão de dólares. Contudo, os sapatos são feitos de contas de vidro.
Jerry Hal Saliterman, recetor de bens roubados hoje com 77 anos, ainda aguarda o início do julgamento, previsto para janeiro. Também tem problemas de saúde.