O cinema de David Lynch em 5 canções
Ironicamente ou não, David Lynch é um nome em destaque no arranque cinematográfico de 2025. Isto porque o ciclo “Os enigmas de Lynch”, para já em Lisboa (Nimas) e Porto (Trindade), nos permite revisitar ou descobrir cinco títulos essenciais da sua filmografia. São eles: Eraserhead: No Céu Tudo é Perfeito (1977), a sua primeira longa-metragem, O Homem Elefante (1980), Uma História Simples (1999), Mulholland Drive (2001) e Inland Empire (2006).
Para ilustrar a importância da música na trajetória criativa de Lynch bastará recordar o conhecidíssimo tema composto por Angelo Badalamenti para a série Twin Peaks (com duas temporadas em 1990-91 e uma terceira em 2017). Vale a pena escutarmos algumas canções que têm pontuado o estranho, desafiante, sempre sedutor, universo “lynchiano”.
TOTO, Dune Desert Theme
(Filme: Dune, 1980)
Esta é a exceção que confirma a regra. Ou seja: um tema instrumental pela banda americana Toto, responsável pela música de Dune, numa banda sonora que incluía também uma composição com a colaboração de Brian Eno. Este registo pertence a um concerto em Amsterdão, realizado a 8 de março de 2019.
ROY ORBINSON, In Dreams
(Filme: Blue Velvet / Veludo Azul, 1986)
Na sua história de muitos assombramentos, Blue Velvet integra de modo tão desconcertante quanto envolvente dois temas lendários do cancioneiro “made in USA”: Blue Velvet, claro, de Bobby Vinton (recriado por Isabella Rossellini) e In Dreams, de Roy Orbinson. Neste registo televisivo de 30 de setembro de 1987 (“Roy Orbison and Friends: A Black and White Night”), Roy Orbinson canta In Dreams acompanhado por uma galeria de notáveis em que surgem, por exemplo, Bruce Springsteen e Elvis Costello — Orbinson viria a falecer a 6 de dezembro de 1988, contava 52 anos.
CHRIS ISAAK, Wicked Game
(Filme: Um Coração Selvagem, 1990)
Integrada no alinhamento do álbum Heart Shaped World (1989), esta canção de Chris Isaak destacou-se nos tops da época graças à sua inclusão na banda sonora do filme de Lynch, protagonizado pelo par Laura Dern/Nicolas Cage. E tanto mais quanto Um Coração Selvagem arrebatou a Palma de Ouro de Cannes/1990 — o teledisco, com a top-model Helena Christensen, tem assinatura de um notável fotógrafo, Herb Ritts.
ANTÓNIO CARLOS JOBIM, Insensatez
(Filme: Lost Highway / Estrada Perdida, 1997)
Para lá da colaboração do fiel Angelo Badalamenti, Lost Highway é, por certo, o filme em que Lynch integrou mais canções vindas “de fora”. David Bowie, Marilyn Manson e Lou Reed são alguns dos escolhidos — e também um nome lendário da música do Brasil, Antônio Carlos Jobim, com a sua Insensatez.
REBEKAH DEL RIO, Llorando
(Filme: Mulholland Drive, 2001)
Roy Orbinson volta a ser uma presença em destaque em Mulholland Drive. O seu tema clássico Crying surge na prodigiosa recriação, em espanhol (Llorando), de Rebekah Del Rio, a cantora californiana nascida na cidade de Chula Vista, em 1967. A sua performance, “a cappella”, integra mesmo uma cena decisiva do filme, com Laura Harring e Naomi Watts na plateia do estranho e inquietante Club Silencio.