Filme Grand Tour lidera nomeações para os Prémios Sophia
A longa-metragem Grand Tour, realizada por Miguel Gomes, lidera as nomeações para a 14ª edição dos Prémios Sophia, com 11, divulgou esta sexta-feira a Academia Portuguesa de Cinema. Seguem-se o O Pior Homem de Londres, de Rodrigo Areias, e Revolução (sem) Sangue, de Rui Pedro Rosa, ambos com 10 nomeações, entre elas a de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Argumento Original.
A película UBU, de Paulo Abreu, tem sete nomeações, a A Flor do Buriti, de Renée Nader Messora e João Salaviza, seis, e A Semente do Mal, de Gabriel Abrantes, cinco.
Para Melhor Atriz estão nomeadas Anabela Moreira (A Semente do Mal), Crista Alfaiate (Grand Tour), Rita Cabaço (O Vento Assobiando nas Gruas) e Sandra Faleiro (Estamos no Ar). Albano Jerónimo (O Pior Homem de Londres), Gonçalo Waddington (Grand Tour), João Pedro Vaz (Os Papéis do Inglês) e Rafael Morais (Um Café e um Par de Sapatos Novos) estão indicados para Melhor Ator Principal.
As séries da RTP Irreversível, de Bruno Gascon, Matilha, de João Maia, O Americano, de Ivo M. Ferreira, e Sempre, de Manuel Pureza estão nomeadas para melhor Série/Telefilme.
Indicados para a Melhor Curta-Metragem de Animação estão A Rapariga de Olhos Grandes e o Rapaz de Pernas Compridas, de Maria Hespanhol, Amanhã Não Dão Chuva, de Maria Trigo Teixeira, Percebes, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves e Pietra, de Cynthia Levitan.
Na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem estão nomeados Onde está o Pessoa?, de Leonor Areal, Por ti, Portugal, eu juro!, de Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso, Verdade ou Consequência?, de Sofia Marques, e Via Norte, de Paulo Carneiro.
As nomeações foram divulgadas numa sessão na Sala de Cinema Fernando Lopes, na Universidade Lusófona, em Lisboa. Os vencedores dos Prémios Sophia nas várias categorias serão conhecidos na cerimónia de entrega, no dia 27 de abril, no Casino Estoril, sob o lema Cinema é Paixão, e será emitida em direto na RTP2.
Na sessão desta sexta-feira foram também entregues os prémios de Melhor Filme Europeu a Zona de Interesse, de Jonathan Glazer (atribuído por um colégio de críticos e jornalistas de cinema desde 2021), de Melhor Trailer (A Semente do Mal, de Margarida Lucas), de Melhor Cartaz (A Flor do Buriti, de Pedro Nora) e o Prémio Arte&Técnica (ABC Cine Clube de Lisboa e Cine Clube do Porto).
O produtor Paulo Branco recebeu o Prémio Sophia Carreira 2025 e a realizadora portuguesa Monique Rutler o Prémio Bárbara Virgínia 2024, que tinha sido anunciado em outubro passado.