Capa original de Harry Potter vendida por 1,77 milhões de euros
A ilustração original em aguarelas da primeira edição do Harry Potter e a Pedra Filosofal foi vendida esta quarta-feira por cerca de 1,77 milhões de euros (1,9 milhões de dólares) através da casa de leilões Sotheby’s.
A Sotheby’s revelou que este é o “objeto do Harry Potter mais valioso alguma vez vendido em leilão”. Esperava-se que esta obra, criada por Thomas Taylor, que tinha apenas 23 anos em 1997, fosse vendida por valores entre 373 mil e 559 mil euros (400 e 600 mil dólares). “A ilustração foi disputada por quatro pessoas por telefone e online durante quase dez minutos antes de ser vendida com vários aplausos.”
Thomas Taylor trabalhava numa livraria infantil em Cambridge, Inglaterra, quando foi contratado pelo editor Barry Cunningham, da Bloomsbury, para pintar esta imagem para o livro de J.K. Rowling.
O artista foi uma das primeiras pessoas a ler o livro, obtendo uma cópia inicial do manuscrito, disse Kalika Sands, especialista em livros da Sotheby’s.
Rowling e Thomas Taylor eram desconhecidos quando o livro foi lançado. Apenas 500 exemplares da primeira edição foram impressos, e 300 deles foram enviados para bibliotecas, segundo a leiloeira. “É emocionante ver a pintura que marcou o início da minha carreira, décadas depois a brilhar ”, disse Taylor, atualmente ilustrador de livros. “Ao escrever e ilustrar minhas próprias histórias hoje, tenho orgulho de olhar para trás e ver esses começos mágicos”, explicou o artista.