#BookTok: a paixão pelos livros que liga os jovens pelo mundo
Maria João Faria lê entre 60 a 130 páginas numa hora, como mostra a jovem de 23 anos num dos seus vídeos na rede social TikTok. Desde o ano passado tem dedicado o seu tempo livre a fazer conteúdo literário no Instagram e no TikTok. "Comecei a fazer este tipo de conteúdo porque não tinha ninguém com quem falar sobre livros. Os meus amigos da faculdade e do Secundário não liam muito e esta foi uma maneira de poder falar sobre o que gosto sem chatear ninguém", explica Maria Faria em conversa com o DN na Feira do Livro em Lisboa.
A paixão pelos livros leva jovens como a Maria João Faria a conectarem-se através rede social TikTok, através da hashtag #BookTok - conta com mais de 143 mil milhões de visualizações no mundo inteiro. Em Portugal é com a hashtag #BookTokPortugal que se partilham os gostos literários. E conta já com mais de 94 milhões de visualizações. Esta nova tendência faz com que, por todo o mundo, jovens façam avaliações e recomendações de livros, influenciando os seus seguidores no mundo da literatura. "É uma trend que emergiu na nossa plataforma. É um fenómeno que reforça a literatura e hábitos de leitura graça aos usuários e aos criadores de conteúdo que fazem reviews dos seus livros favoritos", revela Yasmina Laraudogoitia, das Relações Governamentais e Políticas Públicas do TikTok para Portugal e Espanha, em conversa com o DN.
Não se pense que é algo que apenas acontece online: há já várias livrarias com áreas específicas, nas lojas, dedicadas ao BookTok com os livros recomendados pelos influenciadores literários. Aliás, por estes dias, na Feira do Livro de Lisboa a Editora Leya tem um espaço dedicado a este fenómeno. "Já no ano passado tínhamos algumas coisas do TikTok na feira. Este ano, temos um espaço dedicado não só aos livros recomendados no TikTok, mas também onde as pessoas podem fazer os seus conteúdos, ou seja, tirar fotos e gravar vídeos com os livros. O objetivo é dar a conhecer aos visitantes da Feira do Livro esta nova realidade", explica José Menezes, diretor de Comunicação da Leya.
Maria João Faria destaca um livro que recentemente a marcou: Ainda Bem que a Minha Mãe Morreu, de Jennette McCurdy, atriz da série iCarly do canal Nickelodeon. "É um livro em que penso todos os dias desde que o li. É um livro completamente fora da minha zona de conforto". Maria João Faria conheceu o título num evento literário e acabou por o comprar. "Foi incrível porque adorei. Cresci a ver iCarly e não fazia ideia que ela tinha passado por aquilo. Muitas vezes quando estava o ler o livro ficava com vontade de o atirar contra a parede", acrescentou. No livro, Jennette McCurdy relata como era a sua vida por detrás das câmaras e o relacionamento abusivo que a mãe tinha com ela.
Com o telemóvel em posição, Maria João Faria filma-se a ler um livro, gravando as suas opiniões. No final, faz uma avaliação completa da obra. No Instagram, a jovem leitora faz uma publicação com sua opinião escrita. "Faço muito mais coisas no TikTok do que no Instagram porque é uma aplicação mais descontraída. O Instagram dá mais trabalho. No TikTok é onde publico quase tudo o que eu leio", explicou.
Mariana Mousinho, de 25 anos, começou a publicar conteúdo literário no início de 2022. Os criadores de conteúdos do BookTok começaram a influenciá-la não só na leitura, como também a criar os seus próprios vídeos. No início apenas mostrava os livros que comprava sem falar muito. "Assim que comecei a estar um bocadinho mais à vontade iniciei a partilha das minhas reviews e a dar as minhas opiniões", explica a jovem leitora em conversa com DN, também no recinto da Feira do Livro de Lisboa - que decorre até 13 de junho.
Os Sete Maridos de Evelyn Hugo e o A Man Called Ove foram as recomendações do TikTok que influenciaram Mariana Mousinho a criar os seus próprios vídeos. Assim que acaba de ler um livro, vai ao Goodreads, plataforma de avaliações de livros e monitorização de leitura e informa que terminou. Depois no dia seguinte faz a review escrita para o Goodreads e Instagram. O passo seguinte é gravar um vídeo para o TikTok.
A BookToker lê por média quatro a cinco livros por mês, dependendo do seu tempo livre. "Já li um livro em menos de duas horas, mas depois há outros nos quais a história acaba por ser mais monótona e posso demorar uma semana a uma semana e meia. Mas se não gostar do livro paro de o ler", explicou.
Mariana Mousinho gosta cada vez mais de Literatura Portuguesa e começou a incluir mais autores portugueses nos seus vídeos. "Acabo por me relacionar mais com as histórias. Acho que nós, os BookTokers, estamos a influenciar mais pessoas a ler mais autores portugueses."
Bruno Leão , de 19 anos, começou a publicar conteúdo literário no Instagram há quase dois anos. Inicialmente, quando entrou para o TikTok fazia conteúdos diferentes nas duas redes sociais, mas a pedido dos seguidores passou a colocar os mesmos vídeos nas duas plataformas.
Começou a ler maioritariamente fantasia, aos 13 anos, muito marcado pela saga de Percy Jackson." Passei para o romance porque não encontrava nenhum livro que me desse o mesmo sentimento". Foi o livro Lendários que lhe trouxe de novo o gosto pelo fantástico.
"Fez-me relembrar o porquê de eu gostar desse género. Ao terminar um livro, o BookToker começa por comparar as opiniões dos outros. "Faço isso para contrabalançar a minha opinião para ver se está bem estruturada", explicou. Depois tira fotografias da obra e escreve a sua review. "No TikTok sou mais breve. Acabo por estruturar a minha opinião e foco-me nas coisas que são essenciais e digo pequenas frases que vão interessar ao leitor."
Bruno Leão está de momento a trabalhar na Feira do Livro, na banca do Grupo Infinito Particular, e vê este trabalho como uma extensão do Bookstagram e BookTok. "Estamos a criar uma relação pessoal de compra e venda. Todos os vendedores na minha banca têm Bookstagram ou BookTok".