7 canções para conhecer David Fincher, realizador de telediscos
No panorama de reposições que, felizmente, continuam a acontecer nas salas de cinema, Seven – Sete Pecados Mortais (1995), com Brad Pitt e Morgan Freeman, é um dos destaques do momento. Foi a segunda longa-metragem realizada por David Fincher (três anos depois de Alien 3), colocando-o numa galeria muito especial de talentos de Hollywood. A saber: um criador dotado de uma espantosa invenção narrativa, ao mesmo tempo capaz de gerir com precisão os mais sofisticados recursos técnicos.
O certo é que a história do envolvimento de Fincher com as imagens (e os sons!) começa muito antes. Adquiriu experiência na área dos efeitos visuais - trabalhou em filmes como O Regresso de Jedi (1983) e Indiana Jones e o Templo Perdido (1984) -, acabando por ser solicitado para a direção de vários filmes publicitários para marcas de projeção global (Nike, Pepsi, Chanel, etc.) e, por fim, para a realização de telediscos. A esse propósito, convém não esquecer que se vivia o boom televisivo, industrial e artístico da MTV.
A colaboração com Madonna seria decisiva na consolidação do seu estatuto, sobretudo a partir de Express Yourself (1989), na altura a mais cara produção da história dos telediscos, reinventando referências iconográficos do clássico mudo Metropolis (1927), de Fritz Lang. Com a “Material Girl” assinou quatro telediscos, incluindo Bad Girl, com a participação de Christopher Walken, uma das obras-primas absolutas da idade de ouro da MTV.
Aliás, Bad Girl ilustra um dos capítulos criativos em que o nome de Fincher ocupa um lugar de destaque. A saber: a capacidade de criar telediscos que não se esgotem numa performance (de estúdio ou de palco), transformando-se numa narrativa que retoma o gosto de contar histórias através de meios que provêm do património cinematográfico. Janie’s Got a Gun, dos Aerosmith, poderá também servir de exemplo dessa lógica.
A trajetória videográfica de Fincher nunca foi interrompida pelos filmes que tem dirigido, além do mais integrando o seu gosto pela experimentação de novos recursos tecnológicos. Lembremos os exemplos de Love Is Strong (1994), dos Rolling Stones, pioneiro na aplicação de instrumentos de manipulação visual que iriam marcar muitos sectores da produção cinematográfica, ou mais recentemente o prodigioso look de Only (2005), dos Nine Inch Nails.
Através de sete magníficos exemplos (não necessariamente pecaminosos...), aqui fica um retrato de David Fincher enquanto realizador de telediscos. Que é como quem diz: encenador de canções.
_____
STING, Englishman in New York
[Álbum: ... Nothing Like the Sun, 1988]
MADONNA, Express Yourself
[Álbum: Like a Prayer, 1989]
AEROSMITH, Janie’s Got a Gun
[Álbum: Pump, 1989]
GEORGE MICHAEL, Freedom! ‘90
[Álbum: Listen Without Prejudice Vol. 1, 1990]
MADONNA, Bad Girl
[Álbum: Erotica, 1992]
THE ROLLING STONES, Love Is Strong
[Álbum: Voodoo Lounge, 1994]
NINE INCH NAILS, Only
[Álbum: With Teeth, 2005]