Crescimento dos países do G20 desacelera para metade em 2011
O ritmo de crescimento económico dos
países do G20 desacelerou quase para metade em 2011. Depois de ter crescido 5% em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) das maiores
economias do mundo aumentou apenas 2,8%.
Segundo os dados publicados hoje pelo Eurostat e a OCDE, uma das maiores desacelerações foi registada no Brasil, cuja economia cresceu apenas 2,7%, depois de ter evoluído 7,5% em 2010. Os outros dois gigantes emergentes - China e Índia - também tiveram desacelerações significativas, mas continuaram a ter números fortes (9,2% e 7,3%, respectivamente). Já o PIB dos Estados Unidos passou de um crescimento de 3% para 1,7%.
No quarto trimestre de 2011 observou-se uma desaceleração generalizada no crescimento económico do G20 para 0,7%, depois dos 0,9% dos três meses anteriores.
Entre os principais responsáveis por esta quebra no final do ano estão os países da União Europeia, cujas economias tiveram um comportamento negativo face ao terceiro trimestre (-0,3%). A primeira queda do PIB na UE desde o segundo trimestre de 2009. O Japão foi outra das grandes economias a ter um crescimento económico negativo (-0,2%).
Do lado oposto do espectro encontram-se os Estados Unidos, cuja economia, depois de um começo débil, foi ganhando força ao longo do ano, terminando-o com um crescimento de 0,7% no quarto trimestre.