Comissão Europeia recomenda abertura de negociações para adesão da Sérvia à UE
A Comissão Europeia recomendou hoje a abertura das negociações de adesão da Sérvia à União Europeia, na sequência do acordo de normalização das relações entre Belgrado e o Kosovo.
"A Comissão considera que a Sérvia preencheu o critério prioritário, que consistia em tomar medidas para uma melhoria visível e duradoura das relações com o Kosovo", indicou a Comissão, num relatório para os ministros encarregados dos Assuntos Europeus.
"Em consequência, a Comissão recomenda a abertura de negociações com a Sérvia para uma adesão à União".
Ao mesmo tempo, a Comissão Europeia propôs a abertura de negociações para a conclusão de um acordo de associação entre a UE e o Kosovo.
A decisão de aceitar, ou não, as recomendações da Comissão cabe aos chefes de Estado e de Governo dos 27, que vão reunir-se no final de junho.
Com estas recomendações, a Comissão Europeia respondeu às expectativas de Belgrado e Pristina, que assinaram na sexta-feira um "acordo histórico" para normalizar as relações bilaterais, 14 anos depois do fim do conflito sérvio-kosovar e cinco anos depois da independência proclamada pela antiga província sérvia.
O Governo sérvio deu hoje "luz verde" a este acordo assinado a 19 de abril, sob a égide da UE e da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.
O parlamento sérvio deve também pronunciar-se, durante a semana, sobre este acordo, mas a coligação no poder tem uma maioria confortável e não deverá encontrar qualquer obstáculo.
Em Pristina, o parlamento adotou esta madrugada uma resolução para dar o aval ao acordo.