CMU Portugal dá 700 mil euros a 8 projetos inovadores

Instituições nacionais vão beneficiar de um financiamento de 700 mil euros para projetos que vão do mar profundo dos açores até às redes 5G.
Publicado a
Atualizado a

O Programa CMU Portugal (associado da universidade de investigação norte-americana Carnegie Mellon University) vai apoiar o desenvolvimento de oito projetos de investigação exploratória com o objetivo de promover a competitividade internacional e a capacidade de inovação em Ciência e Tecnologia de Portugal na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

O concurso financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do Programa de cooperação internacional CMU Portugal, contou com um total de 22 propostas das quais foram selecionadas 8, que vão contar com a participação de 11 instituições de investigação de todo o país em colaboração com a Carnegie Mellon University (CMU).

Os projetos vencedores vão receber, através da FCT, um financiamento total de 700 mil euros proveniente de fundos nacionais para o desenvolvimento da sua investigação.

De acordo com Nuno Nunes e Rodrigo Rodrigues do Programa CMU Portugal “a qualidade das propostas apresentadas neste concurso superou as expetativas e consideramos extremamente positivo o facto de termos tido candidaturas em áreas de conhecimento tão distintas". Houve projetos sobre Ciência de Dados no Mar dos Açores, a Plataformas na área de IoT (Internet of Things) ou a um robô autónomo para prestar assistência alimentar a pessoas com deficiência motora. "Estes projetos vão também envolver instituições de todo o país, desde Portalegre a Trás os Montes, passando pela Beira Interior”, disseram os responsáveis.

Os projetos agora aprovados para financiamento abrangem as áreas de Engenharia Eletrotécnica e Computadores, Políticas e Gestão de Tecnologia, Ciência de Computadores e Investigação integrada baseada no contexto do "Atlantic International Research centre" - AIR Center. Em todos eles foi considerado como fator distintivo a sua natureza inovadora, o mérito científico da equipa de investigação e a sua contribuição para a acumulação de conhecimento e competências do Sistema Científico e Tecnológico Nacional.

Desde a criação do Programa CMU Portugal em 2006 já foram financiados 47 projetos de investigação que correspondem a um investimento nacional de 11,2 milhões de euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt