A viagem atlântica durou 44 dias a partir do porto de Bergen, na Noruega, rumo a Nova Londres, no estado norte-americano do Connecticut, para depois apontar a Nova Iorque, subir o rio Hudson até se embrenhar nos Grandes Lagos através do Canal de Erie. A bordo do Viking de velas enfunadas, 11 marinheiros capitaneados por Magnus Andersen completavam o périplo de mais de 6 mil quilómetros desde a Europa até às margens do lago Michigan em Chicago. A proeza do navio com perto de 23 metros de comprimento por cinco de largura, culminaria no ano de 1893 na sua exibição na exposição que reuniu, em 280 hectares, as representações de 46 países. Entre maio e outubro, o Viking deu mostra da glória norueguesa perante mais de 27 milhões de visitantes da Exposição Universal de 1893 (World"s Columbian Exposition). A demanda viking da América do Norte no século XIX fez réplica à escala real do Gokstad, nave viking descoberta na época na localidade da qual cunhou o nome. A embarcação, atualmente em exibição no Museu do Navio Viking em Oslo, capital norueguesa, revelou um importantíssimo espólio funerário do século IX..Em 1893, as ancestrais sagas viking, juntaram-se em Chicago às maravilhas da ciência, tecnologia, engenharia, arquitetura, música, entre outras artes e disciplinas que o século XIX entregava ao mundo. Em Jackson Park, o recinto da feira mundial de feição inspirada na arquitetura neoclássica, ornado de lagoas e canais, serviu a vários tempos para comemorar os 400 anos sobre a descoberta do Novo Mundo por Cristóvão Colombo, fez prova do poderio dos Estados Unidos e sublinhou o renascimento da cidade de Chicago após o grande fogo que, em 1871, consumira mais de 9 Km2 de tecido urbano..Em 1893, não fora apenas o navio viking que singrara nas águas do Atlântico. Uma pequena armada de três naus partira de Espanha rumo aos Estados Unidos, num projeto conjunto entre os dois países. Niña, Pinta e Santa Maria, réplicas das naus de Colombo que empreenderam em 1492 o caminho rumo às américas, fundearam frente a Chicago. No recinto da feira, os visitantes eram convidados a embarcar a bordo do passado, nas naus, mas também de inventos que anunciavam o futuro, como a primeira roda-gigante, obra do engenheiro civil americano George Ferris; a experimentar as benesses de operar numa cozinha totalmente elétrica, a deslocarem-se numa passadeira rolante, a lidarem com os zíper (fecho de correr) nas peças de roupa, mas também a saborearem novidades no ramo alimentar, como a pastilha elástica com sabor a fruta ou cereais para o pequeno-almoço..Um engenho entre as centenas que deram de si mostra na Exposição Universal de 1893 espicaçou a curiosidade e o espanto do público. Numa feira que celebrava o navegador genovês do século XV ao serviço dos reis de Espanha, um engenheiro mecânico e eletrotécnico, também inventor, nascido na Sérvia de 1856, recordava no engenho que criara uma história apócrifa datada do século XVI, atribuída a Cristóvão Colombo. Contava-se que o navegador ao discutir com céticos, descrentes na empresa de alcançar a China navegando em direção a oeste, a partir da Europa, os desafiou a erguer um ovo na vertical sobre o tampo de uma mesa. Esforço estéril para todos os que procuraram atender ao desafio de Colombo. Este, agarrando no ovo, partiu-lhe um dos extremos sobre a mesa, onde permaneceu de pé. O Ovo de Colombo tornou-se uma metáfora para a resolução de problemas aparentemente irresolúveis..Em 1893, Nikola Tesla levou o seu Ovo de Colombo à exposição mundial de Chicago, sem que o tivesse de partir para o erguer. Frente aos visitantes do certame, um ovo de cobre de dimensão semelhante ao de uma avestruz girava com fúria, numa ação giroscópica num recinto de madeira..No pavilhão da Westinghouse Electric, empresa pioneira na indústria de geração de energia, Tesla exemplificava com o seu ovo girante o campo magnético rotativo que acionava os novos motores de indução de corrente alternada que vinha a projetar há anos..A história do Ovo de Colombo de Tesla tem o seu prólogo perto de uma década antes, ainda no continente europeu. Das páginas da revista Electrical Experiment de março de 1919 chega-nos a narrativa de "uma nova e maravilhosa manifestação de força - um ciclone magnético -- que surpreendeu o mundo". O artigo, disponível para consulta online, How Tesla Performed the Fear of Columbus Without Cracking the Egg (Como Tesla Realizou a Façanha de Colombo sem Partir o Ovo) pormenoriza o labor do génio sérvio: "O campo rotativo foi puramente um trabalho de imaginação científica. Tesla desenvolveu e aperfeiçoou inteiramente na sua mente esta grande ideia em todos os seus detalhes e aplicou-os sem fazer uma única experiência: obteve as primeiras notas no verão de 1883 após cinco anos de constante e intensa reflexão sobre o assunto.".Já nos Estados Unidos, país onde obteve nova nacionalidade, Nikola Tesla, "empreendeu a difícil tarefa de encontrar apoios para a sua invenção". Após mais de dez anos, o engenheiro que ambicionava a transmissão de energia elétrica sem fios, encontrou apoio para materializar a sua teoria do campo magnético rotativo e aplicação prática numa dupla de empreendedores nova-iorquinos, o empresário Alfred S. Brown, presidente da Western Union e, mais tarde, financiador da Tesla Electric Company e o advogado Charles F. Peck. Tesla convenceu-os dos méritos do seu novo motor de indução. À feira de Chicago, o engenheiro chegaria com o suporte da Westinghouse Electric e com o dilema de tornar o seu projeto visualmente apetecível face a um público leigo na matéria. Para melhor ilustrar os conceitos e ideias subjacentes à sua invenção, Tesla recorreu a uma generosa dose de assombro. O seu Ovo de Colombo materializou esse espetáculo..Longe no tempo, no século XVI, reside a eventual génese da história do Ovo de Colombo. A narrativa poderá ter origem no historiador e viajante milanês, Girolamo Benzoni e no seu livro de 1565 História do Novo Mundo (Historia del Mondo Nuovo). Outra hipótese aponta a origem da narrativa atribuída a Colombo no livro de 1550 de Giorgio Vasari. Em Le Vite de" Più Eccellenti Pittori, Scultori e Architettori (Vidas dos Mais Eminentes Pintores, Escultores e Arquitetos), Vanari detém-se no percurso do pintor e arquiteto renascentista Filippo Brunelleschi. Este, projetou a hipertrofiada cúpula para a catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença. Face ao gigantismo da obra, as autoridades terão solicitado os projetos da mesma. Vasani recusou a sua entrega e desafiou a cidade: aquele que conseguisse colocar um ovo de pé sobre uma superfície de mármore, construiria a cúpula. O desfecho da história é conhecido..No século XIX, o Ovo de Colombo de Tesla na Exposição Universal de 1893 abonou a favor do seu projeto, o de mover o mundo com um novo motor. A feira terminaria com a cidade em estado de choque. Dois dias antes do encerramento do certame, o mayor de Chicago, eleito para o cargo por cinco vezes, foi assassinado em sua casa. O carismático Carter Harrison sucumbiu ao ataque de um seu antigo apoiante eleitoral, Patrick Eugene Prendergast..Reproduções do dispositivo apresentado por Nikola Tesla na Exposição Mundial de Chicago podem ser atualmente encontrados, entre outros espaços, no Museu Tesla, na Sérvia, no Memorial Center Nikola Tesla, na Croácia e no Tesla Science Center, em Nova Iorque..dnot@dn.pt