Há um animal cujas fezes têm a forma de cubos. Cientistas revelam o mistério

O vombate é um marsupial quadrúpede e a forma dos seus excrementos está ligada ao seu intestino.
Publicado a
Atualizado a

Em todo o planeta, só um animal tem as fezes em forma de cubo: o vombate, um marsupial quadrúpede australiano, atarracado, herbívoro, que pode chegar a pesar 35 quilos e a medir um metro de comprimento. Os cientistas dizem agora ter revelado as razões por detrás do mistério.

O estudo "Intestinos de rigidez não uniforme moldam os cantos das fezes do vombate", publicado na revista científica Soft Matter, explica como cientistas do Instituto de Tecnologia da Georgia, da Universidade da Tasmânia e da Sociedade de Conservação Taronga, procederam à dissecação de animais que tinham morrido atropelados e criaram um modelo matemático que mostra como os intestinos destes animais criam os cubos.

Os intestinos dos vombates (Vombatus ursinus) tinham camadas de músculos e tecidos, com duas áreas rígidas e duas mais flexíveis. Depois de criarem o modelo matemático, para reproduzir a forma como o intestino se pode contrair durante a digestão dos alimentos, os investigadores concluíram que as fezes são secas nos últimos 17% do intestino (que mede quase dez metros) e a conjugação das duas áreas permite formar os cubos.

Até agora pensava-se que era só no momento da excreção que o cubo era formado.

"Os vombates são conhecidos por produzir estas fezes cúbicas distintivas. A capacidade de formar fezes relativamente uniformes e de corte limpo é única no reino animal", disse o especialista da Universidade da Tasmânia, Scott Carver, num comunicado da Sociedade Real de Química (que edita a revista científica).

"Eles colocam estas fezes em locais destacados próximo de casa, como junto a uma pedra ou a um tronco, para comunicar uns com os outros. A nossa investigação descobriu que estes cubos são formados na última secção do intestino - e prova finalmente que é possível passar um quadrado por um buraco redondo", acrescentou.

O facto de serem da forma de cubos pode permitir que não "rolem" para outros lugares.

Os cientistas dizem que as descobertas podem ajudar os engenheiros a desenvolver novas formas de fabricar materiais como plásticos em várias formas geométricas.

YouTubeyoutubeqWjLc7ez9lM

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt