Câmara de Alberto Korda que fotografou Che Guevara está em leilão

A máquina fotográfica Leica que Alberto Korda utilizou para tirar a icónica fotografia de Che Guevara, encontra-se agora em leilão na Catawiki
Publicado a
Atualizado a

A máquina fotográfica de Alberto Korda, que na década de 1960 registou uma das mais icónicas fotografias de sempre, do Che Guevara, encontra-se agora em leilão na Catawiki, plataforma de leilões na Internet de mais rápido crescimento no mundo. Este leilão termina no dia 30 de setembro.

A máquina fotográfica Leica que Alberto Korda utilizou nos anos 1950 e 1960 manteve-se até agora na família por ter sido uma das suas preferidas e mais utilizadas ao longo da sua carreira. A plataforma online de leilões espera assim que este objeto seja leiloado por 8000 euros.

A fotografia do argentino Che Guevara, uma das principais figuras na revolução cubana no final dos anos 1950, é o símbolo da luta contra a injustiça e repressão utilizado atualmente em todo o mundo e estampado em sacos, t-shirts, bonés e bandeiras. De acordo com especialistas, é das fotografias mais reproduzidas de sempre.

Fotografia icónica

A mais icónica fotografia de Che Guevara foi capturada a 5 de março de 1960, pelas 11,20, durante uma cerimónia memorial em Havana. Numa das suas entrevistas, Korda referiu que soube logo que aquela fotografia era especial: “Na fotografia, Che parecia indignado e irritado, mas agora reflete coragem e confiança. Quando ele foi assassinado em 1967, foram impressos mais de 100.000 cartazes com a legenda “Che Vive”.

Na Europa muitos jovens realizaram manifestações de rua contra a injustiça cubana, e com a utilização destes cartazes. A fotografia foi tornada pública logo após a morte de Che Guevara e instantaneamente tornou-se numa das mais famosas em todo o mundo.

Segundo os especialistas da Catawiki, esta máquina fotográfica é uma peça digna de um museu. “A câmara é tão especial que realmente deveria pertencer a um museu de fotografia. Estamos a prever que museus de fotografia em todo o mundo entrem na licitação desta peça”, afirma Alejandro Sánchez, Diretor Geral da Catawiki para Portugal e Espanha.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt