British Airways e Iberia têm plano para a saída de Espanha do euro

Publicado a
Atualizado a

A International Airlines, holding resultante da fusão da Iberia com a British Airways, já iniciou um projecto alternativo para se preparar para o caso de Espanha abandonar o euro, informou a companhia.

Com este projeto a companhia pretende examinar os problemas comerciais, administrativos, de pessoal e de sistemas que podem eclodir com a saída de Espanha da moeda única.

Como o el Mundo refere, o grupo sublinhou que tanto o seu conselho como o seu comité de direção estão a analisar ao pormenor o risco da zona euro. Análise feita, serão adoptadas medidas para gerir o impacto na companhia.

A primeira medida é por isso criar um gabinete de gestão de risco, que se reúna de quinze em quinze dias, e que determine o desenvolvimento de cada projecto face à situação envolvente.

Da mesma forma, preparam ações para garantir que as políticas de cobertura do risco continuem ajustadas.

A Iberia tem cerca de 27% do negócio no estrangeiro e o restante em Espanha. As quebras na economia espanhola não são por isso fáceis de absorver para a companhia. Por outro lado, a British apenas obtém cercad e 5% dos lucros com Itália, Espanha, Portugal e Grécia.

A exposição da companhia aos bancos portugueses, italianos, irlandeses e gregos é inferior a um milhão de euros, e trata-se de dinheiro contraído de forma líquida para atender a necessidades operativas diárias.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt