10 conselhos para decorar a sua casa em 2024

10 conselhos para decorar a sua casa em 2024

Se está a planear mudar-se ou redecorar a sua casa este ano, saiba que é a altura perfeita. E para que tudo corra pelo melhor, tenha atenção às dicas que se seguem.
Publicado a
Atualizado a

Ter um lugar ao qual chamar “casa” é um privilégio cada vez mais valioso. Significa que temos um espaço onde nos sentimos confortáveis. Porém, esse conforto depende de vários fatores, sendo a decoração um deles.

Assim, sabia que a cor das paredes ou o tipo de lâmpadas dos candeeiros influenciam o bem-estar doméstico? Pode parecer estranho, mas a verdade é que, quando um espaço não reflete os nossos gostos, personalidade e vida, não sentimos que estamos no nosso lar.

Por isso, para criar um lar acolhedor, mas também prático e bonito ao mesmo tempo, é fundamental saber conjugar cores e texturas da melhor forma e escolher os móveis e tecnologia que farão toda a diferença. Se precisa de dicas, a Holla Seekers tem 10 que o vão ajudar.

Verde, azul, terracota e bege são os tons-tendência em 2024, um ano marcado por uma vontade de regressar às raízes

Pense no ambiente

É inegável que as alterações climáticas são uma realidade com a qual temos de conviver, por isso há que preparar as casas para as suas consequências. Uma das formas de o fazer é apostar na eficiência energética com lâmpadas LED, eletrodomésticos com baixo consumo e sistemas de automação residencial. Tudo isto ajuda a controlar gastos e também a diminuir a pegada ecológica.

Outra forma de incorporar a sustentabilidade em sua casa, e que está muito em voga em 2024, são os móveis, os sofás e a decoração feita a partir de materiais reciclados, sustentáveis e/ou upcycled. Assim, está a dar uma segunda vida a objetos que farão parte da sua durante muito tempo.

Inspire-se na Natureza

Quando chegamos a casa, queremos sentir-nos verdadeiramente em paz. Para tal, é fundamental escolher bem as cores das paredes. Verde, azul, terracota e bege são os tons-tendência em 2024, um ano marcado por uma vontade de regressar às raízes. Estas cores trazem a tranquilidade da natureza para dentro do seu lar e têm a vantagem de combinar com vários materiais, nomeadamente a madeira, a pedra e tecidos orgânicos.

Conheça o design biofílico

Por falar no mundo natural, não podemos fechar este capítulo sem mencionarmos as vantagens de ter plantas em casa. As escolhas são quase infinitas no mundo do design biofílico. Este conceito busca reconectar os humanos com a Natureza através da incorporação de elementos verdes em espaços interiores. Pode fazê-lo escolhendo, por exemplo, espécies menos exigentes ou mesmo espécies que lidam bem com algum desleixo. Elas podem estar presentes na arquitetura da sua casa de diversas maneiras, seja num jardim vertical ou num simples vaso. Independentemente da decisão final, a sua escolha deve ter em conta alguns fatores, como o lugar onde planeia colocar as plantas e o tempo que tem para lhes dedicar.

Aposte na multifuncionalidade

Desde a pandemia que uma casa não é só uma casa, muitas vezes também é escritório. Por isso, quando pensamos em decoração, a funcionalidade tem de ser um fator a considerar. Mesas dobráveis, sofás-cama e estantes modulares são apenas alguns exemplos de móveis flexíveis e divisórias criativas que pode incorporar para criar um ambiente propício à produtividade e organização, se o espaço não joga a seu favor. E a melhor parte é que estas soluções podem, ao mesmo tempo, adicionar elegância ao seu lar.

Abra a porta à tecnologia integrada

É oficial: as casas, em 2024, são inteligentes. Atualmente, é impensável vivermos sem sistemas de automação residencial e dispositivos inteligentes e podemos integrar os últimos gritos da tecnologia na própria decoração. Exemplos disso são as smart TVs que se transformam em obras de arte quando não estão a ser usadas e os sistemas de som cujo design se adapta perfeitamente ao ambiente da divisão.

Quando pensamos em decoração, a funcionalidade tem de ser um fator a considerar

Abrace o mantra “Mais é mais”

Odeia espaços vazios e adora enchê-los de padrões, cores e texturas? Então vai gostar de saber que o maximalismo está na moda em 2024. Este ano, o segredo é conjugar a irreverência com a elegância. Pode fazê-lo, por exemplo, escolhendo uma cor ou um conjunto de cores para cada divisão ou combinar statement pieces com elementos neutros, dando espaço às primeiras para respirar e brilhar.

Viaje no tempo

Nos últimos anos, termos como retro e vintage tornaram-se extremamente populares no mundo da decoração de interiores. Além do aspeto económico e ambiental, o que está a motivar cada vez mais pessoas a recorrer a artigos em segunda mão é a autenticidade que oferecem aos espaços. Ao conjugar peças novas e antigas é possível criar um ambiente verdadeiramente único.

Personalize a sua decoração

A decoração da sua casa não deve ser apenas bonita, deve contar uma história. Para encher o seu lar de memórias, escolha peças de artesanato e artigos feitos por produtores locais. Assim, está a criar um ambiente muito mais personalizado e intimista do que se enchesse as divisões de produtos feitos em massa e que podem ser vistos em qualquer casa. Prometemos que, assim, não encontra salas iguais à sua no Instagram ou no Pinterest.

Ilumine os espaços

Qualquer pessoa precisa de ter luz em casa, tanto natural como artificial. Quando escolher os candeeiros para o seu lar, lembre-se que, este ano, a iluminação também pode ser uma obra de arte. Já referimos que deve escolher opções sustentáveis, como as luzes LED, mas também pode apostar na criatividade, por exemplo, incorporando peças de iluminação esculturais ou um esquema de iluminação que cria uma atmosfera expressiva.

Nos últimos anos, termos como retro e vintage tornaram-se extremamente populares no mundo da decoração de interiores

Crie o seu próprio refúgio

Fazer da sua casa um lugar onde se sente seguro é um dos grandes objetivos da decoração de interiores, mas sabia que a pode usar para criar espaços de refúgio? É importante ter locais específicos para onde pode ir quando se sente assoberbado com os estímulos exteriores e as responsabilidades do dia a dia. Para tal, não precisa de ter muitas divisões, basta fazer as apostas certas. Cores suaves, texturas aconchegantes e móveis confortáveis são os elementos que não podem faltar a uma casa que é, na sua essência, um lar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt