Bolsa: PT dispara 9% e Oi 11% com notícia de venda da TIM Brasil

Publicado a
Atualizado a

A Telefónica poderá estar a preparar-se para vender a TIM no Brasil aos seus concorrentes neste mercado.

De acordo com o jornal italiano Il Sole 24 Ore, a Telefónica, que é dona da TIM Brasil através dos seus 15% na Telecom Italia, está a preparar um veículo de investimento com os seus dois principais rivais no mercado móvel brasileiro para comprar a unidade e separá-la.

Os dois rivais são a America Movil do mexicano Carlos Slim, dono da operadora móvel Claro, e a brasileira Oi, em processo de fusão com a Portugal Telecom (PT).

A Telefónica não quis comentar. E a notícia fez as ações da PT e da Oi subirem respetivamente, 9% e 11%, mesmo com o desmentido da TIM. E também com a Telecom Italia, que detém 67% da TIM Participações, ter emitido um comunicado em que diz não ter conhecimento de qualquer oferta pela unidade brasileira, reiterando que os activos brasileiros são "estratégicos".

O jornal italiano escreve também que o banco de investimento Pactual trabalha no negócio. E o veículo pode receber financiamento de bancos estatais para promover a consolidação do sector, destaca a Reuters Brasil

O jornal acrescentou que uma oferta pela TIM Brasil poderia ocorrer antes do fim do mês, e referiu que o conselho da Telefónica se reunirá no início da próxima semana para discutir o assunto.

Um outro jornal italiano, o Il Giornale, escreve que o comité estratégico da Telefónica poderia reunir-se já na segunda-feira, dia 6, para discutir o assunto.

Em dezembro, fontes disseram à Reuters que a Telefónica tinha 18 meses para reduzir o controlo no mercado de telefonia móvel brasileiro, dando-lhe tempo para prosseguir com a sua opção preferida: vender a TIM da Telecom Italia entre meados de 2014 e meados de 2015.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt