Bitcoin prestes a atingir a fasquia dos dez mil dólares

A escalada da moeda deve-se ao mercado especulativo japonês e à entrada de investidores institucionais no mundo inteiro.
Publicado a
Atualizado a

Foi o valor mais alto que, até ao momento, a Bitcoin já atingiu. Esta segunda-feira, a moeda digital atingiu os 9.735,51 dólares e continua a subir, prevendo-se que atinja muito em breve a fasquia dos dez mil dólares.

A barreira dos nove mil dólares foi atingida menos de uma semana depois de a Bitcoin ter alcançado os oito mil e, esta manhã, a subida mantinha-se nos 17%, em comparação com o valor de sexta-feira. Muitos analistas admitem que não conseguem já prever a dimensão desta escalada. Alguns, menos otimistas, alertam para a possibilidade de existência de uma bolha.

O Japão continua a ser um dos principais países responsáveis pela subida da moeda digital, já que muitas das transações da terão sido geradas no câmbio pelo iene japonês. "A subido do preço da bitcoin neste fim de semana é apenas a continuação de uma corrida de longo termo às criptomoedas, alimentada pelo tsunami do mercado especulativo japonês e a entrada de investidores institucionais no mundo inteiro," adiantou à Bloomberg Thomas Glucksmann da Gatecoin, Lda, admitindo que, ao superar a barreira dos dez mil dólares, a Bitcoin ainda atrairá mais investimento.

Em 2010, quando foi feita a primeira transação, a Bitcoin valia menos de 1 cêntimo de dólar. Neste momento o valor total das criptomoedas ascende os 300 mil milhões de dólares, de acordo com a Coinmarketcap.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt