Benfica é o clube português com mais receitas no ranking liderado pelo Real

O Benfica é o clube português que mais receitas gerou em 2013/2014. No entanto, a nível mundial é o Real Madrid quem manda. O clube de Cristiano Ronaldo é, pelo décimo ano consecutivo, o clube que gera mais receitas: 550 milhões de euros.
Publicado a
Atualizado a

As conclusões estão na 18ª edição do estudo Money Football League, da consultora Deloitte, segundo o qual as receitas dos 20 clubes com maiores ganhos do mundo alcançaram os 6,2 mil milhões de euros na última época, mais 800 milhões (14%) do que no ano anterior.

Pelo décimo ano consecutivo, o Real Madrid ocupa a liderança da Money League ao gerar receitas de 549,5 milhões de euros. O clube merengue viu as suas receitas aumentarem 30,6 milhões de euros (6%), potenciadas pelo crescimento de 15,9 milhões de euros (8%) nos direitos de transmissão e de 19,9 milhões de euros (9%) nas receitas comerciais.

Em segundo lugar do ranking é ocupado pelos ingleses do Manchester United, que alcançou receitas de 518 milhões de euros em 2013/14. O clube registou uma subida de duas posições face à edição do ano passado, que o torna também no segundo clube a ultrapassar o valor histórico dos 500 milhões de euros.

O pódio fica completo pelos alemães do Bayern de Munique que apesar de terem, novamente, garantido o terceiro lugar do ranking conseguiram aumentar as receitas dos 431,2 milhões de 2012/2013 para os 487,5 milhões de euros em 2013/2014.

O único clube português que consta no estudo é o Benfica. O clube da Luz fechou a época com 126 milhões de euros em receitas, valor que lhe permitiu ocupar a 26ª posição.

De acordo com a consultora, oito clubes da Premier League constam este ano no top 20, com o Newcastle United e o Everton a juntarem-se assim aos restantes seis clubes ingleses que já figuravam na Money League do último ano. Surpreendentemente, todos os clubes da Premier League entram no top 40.

A Deloitte explica que os dados das receitas são retirados dos relatórios financeiros ou obtidos através de outras fontes diretas dos clubes, referentes à época 2013/14, e não incluem os valores de transferências de jogadores, IVA e outros impostos sobre vendas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt