Azamor. Este é o melhor tinto do Alentejo para o Reino Unido

Vinho da Herdade do Zambujal, em Vila Viçosa, distinguido com medalha de ouro nos Sommelier Wine Awards
Publicado a
Atualizado a

O Azamor Tinto 2014 foi o único vinho alentejano premiado com medalha de ouro nos Sommelier Wine Awards, no Reino Unido. O concurso, que elege os melhores vinhos disponíveis no setor on-trade (hotelaria, restauração e bares), avalia os vinhos em prova cega em função da sua versatilidade, autenticidade e potencial gastronómico. É, também, tida em conta a relação qualidade-preço das amostras, a única informação que o júri tem no momento da prova.

O Azamor Tinto 2014 passou no teste. De acordo com a nota de prova oficial, este vinho é "merecedor da medalha de ouro, uma decisão que o júri considerou fácil". Entre os vários profissionais do setor que avaliaram o vinho, destaque para reconhecidos sommeliers como Gabriele Galuppo, do restaurante Theo Randall (Hotel InterContinental London Park Lane) ou James Fryer, do restaurante Portland.

O Azamor Tinto 2014, com um preço de venda ao público recomendado de 9,90 euros, resulta de um blend de castas tradicionais portuguesas (Touriga Nacional, Touriga Franca e Trincadeira) e castas internacionais (Syrah, Merlot, Alicante Bouschet e Petit Verdot). O resultado é "uma harmonia perfeita entre nariz e boca: à explosão aromática de fruta madura juntam-se as notas de especiarias, conferindo-lhe complexidade, elegância e um final suave".

Já Azamor Selected White 2015 foi premiado com uma medalha de prata. Este vinho, o único branco da casa, é produzido a partir de uma seleção cuidada das castas de Antão Vaz e Arinto, apresentando um perfil" altamente gastronómico e bastante equilibrado nos aromas a fruta delicada e paladar mineral".

Os vinhos Azamor são produzidos por Alison Luiz Gomes e Joaquim Luiz Gomes na Herdade do Zambujal, em Vila Viçosa, uma propriedade de 260 hectares, dos quais 27 estão ocupados com vinhas, 140 hectares com olival e 30 com sobreiros e pinheiros. A criação de cavalos Lusitanos é outra das atividades desenvolvida na herdade.

Com uma produção anual da ordem das 80 mil garrafas, a Azamar exporta 80% . Reino Unido, Alemanha, Luxemburgo, Suécia e Suíça são os principais mercados.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt