Uma das coisas mais difíceis quando se dirige uma empresa ou um negócio é o sentimento de solidão e isolamento. Você está por si só e ninguém o apoia porque é difícil para os outros verem e sentirem a sua excitação e nervosismo nos momentos mais críticos. Isto é especialmente verdade se gerir o seu pequeno negócio a partir de casa. . As posições de liderança, por si só, causam solidão e alheamento e isto resulta por vezes em comportamentos auto-destrutivos. Se a sua personalidade já roça o narcisismo, o ser chefe vai trazer ao de cima o pior que tem dentro de si, levando a intimidação, decepção e uso de poder coercivo. Claro, que isto leva a um aumento do isolamento. . Mas a realidade é que não tem de se sentir sozinho no topo da hierarquia, explica a Forbes. Aqui estão algumas formas de ultrapassar a solidão de ser um executivo de topo ou um gestor, e de ser o líder saudável e respeitado do seu negócio. . 1. Junte-se a associações de empresários . Adira a organizações de empresários do seu sector. Eles são um porto seguro para falar de assuntos relacionados com liderança com outros donos de empresas. . 2. Construa uma equipa de confiança . A maior parte das pessoas por natureza conseguem ter satisfação da interacção em equipa, trabalhando para o mesmo objectivo. Mesmo que a sua start-up seja constituída só por si, pode encontrar um conselheiro exterior à empresa ou aconselhar-se com um membro da direcção para trocar ideias. . 3. Balance a sua vida pessoal e profissional . Os melhores líderes são capazes de manter um balanço na sua vida. Eles aprenderam a dizer "Não". Eles aceitaram que as suas famílias e os seus subordinados precisam de dizer por vezes "Não". Estes líderes tranformam o seu trabalho em brincadeira e depois brincam de forma dura. . 4. Não trabalhe onde vive . Só a possibilidade de viver e trabalhar em locais separados consegue mesmo ajudar. A mudança de cenário e estímulos externos, seja uma ida ao café do outro lado da rua, seja apanhar um pouco de sol, vai permitir ganhar forças e manter uma atitude saudável. . 5. Conheça os seus clientes online . Use o Twitter e o Facebook para fazer ligações com os seus clientes, fornecedores e empresários do sector. Isto vai ajudá-lo a socializar com várias centenas de pessoas ao mesmo tempo, mesmo que nunca os veja cara-a-cara, podendo enviar-lhes mensagem personalizadas a cada um deles. . 6. Planeie almoços regularmente . Saia do escritório regularmente e almoce com amigos, empresários e antigos colegas para travar as frustrações das crises diárias. Isto permite-lhe combater o isolamento que vem com cargos de liderança, ajuda-o a alargar a sua perspective e dá-lhe momentos de pura relaxação. . 7. Cultive a sua personalidade carismática . Os líderes carismáticos não se sentem sozinhos e usam diversos métodos para gerir a sua imagem. Se não for naturalmente carismático, pratique de forma afincada estas competências de linguagem verbal e corporal. . 8. Mantenha as suas actividades extra-trabalho . Ao ouvir os seus colegas falarem das suas actividades de fim-de-semana ou só passar algum tempo a descansar e a relaxar pode ser muito mau para a sua auto-estima. Trabalhe para manter os seus hobbies e participe na vida da sua comunidade. . 9. Deixe que uns quantos vejam as suas fragilidades e receios . Fingir que está tudo a correr bem apenas aumentam os muros de solidão à nossa volta. Pelo outro lado, abrir a porta às nossas fragilidades convida os outros a entrar. Escolha um membro da equipa em quem confiar é um bom ponto de partida. . 10. Construa uma boa direcção de directores e conselheiros . As pessoas sub-avaliam o valor de uma boa administração. Sim, uma direcção decide se você fica ou vai. Eles provavelmente não vão ser seus amigos em todos os momentos. Mas uma boa administração pode colaborar consigo abertamente, dar conselhos e providenciar ajuda especialmente quando está em risco.