As ondas de entusiasmo de La La Land - Melodia de Amor (título para afastar muito público em Portugal) começaram no Festival de Veneza e nunca mais baixaram, antes pelo contrário. O principal filme desta temporada de prémios é daqueles casos que cria uma história de amor com todos aqueles que o veem. Um musical situado em Los Angeles entre os bastidores do cinema e dos bares de jazz e que mistura influências de Jacques Demy a Do Fundo do Coração, de Francis Ford Coppola. A obra do realizador Damien Chazelle, com Emma Stone e Ryan Gosling, que tem um consenso crítico americano impressionante, chega a Portugal em janeiro. Por agora, já depois de ter limpo os Critics Choice Wards (votados pelos críticos inscritos na Broadcast Film Critics)e o título de melhor filme pelos críticos de Nova Iorque e de Washington, viu a semana passada aumentar o seu favoritismo com a revelação da lista dos nomeados aos Golden Globes (atenção que os votantes da Associação de Imprensa Estrangeira não puderam votar em Silêncio, de Martin Scorsese, pois não lhes foi mostrado...)..[youtube:VDMf9m7FXd4].La La Land é o filme que tem mais nomeações nos Golden Globes. Um vencedor mais do que anunciado. Quanto à Guilda dos atores, Emma Stone é uma das favoritas para a categoria de melhor atriz e , como seria de esperar, o homem que canta baixo, Ryan Gosling, também está nomeado. Aliás, o casal está também nomeado nos Golden Globes (é a terceira vez que são um casal em cinema depois de Força Anti-Crime e Amor, Estúpido e Louco) . A isto ainda se junta outro fator importante, a popularidade do filme junto ao público: os primeiros resultados de bilheteira são muito animadores..Mas das nomeações aos Golden Globes não há surpresas de maior, a não ser a inclusão da comédia Deadpool, celebrado filme da Marvel que terá sido o mais espantoso sucesso do ano. Parece-nos sobretudo "caprichosa" a vaga para Ryan Reynolds como melhor ator na categoria musical/comédia. Ainda assim, a par de La La Land, outros dois filmes triunfaram com esta lista: Moonlight, de Barry Jenkins (finalmente adquirido para Portugal - será da NOS Audiovisuais) e Manchester By The Sea, obras com o maior número de nomeações depois do filme de Damian Chazelle..[youtube:9NJj12tJzqc].[youtube:gsVoD0pTge0&t=13s].Ficam de fora filmes com algum potencial de Óscar como O Milagre do Rio Hudson, de Clint Eastwood (sobretudo a nível de interpretações), Viver na Noite, filme de gangsters de Ben Affleck e a superlativa interpretação de Michael Shannon, em Animais Noturnos, ele sim a grande interpretação do filme....O próprio drama adolescente de Andrea Arnold, American Honey, revelou-se demasiado "indie" para os Globes (todavia, está pejado de nomeações para os Independent Spirit Awards, que no ano passado deram a glória a...O Caso Spotlight). Por fim, confirmaram-se os piores prognósticos para Billy Lynn"s Long Halftime Walk, de Ang Lee e O Nascimento de uma Nação, de Nate Parker - zero nomeações. Os membros de ambas estas duas instituições nada querem com filmes que ganharam um certo "hype" negativo. A Fox, estúdio destes dois desastres de bilheteira, anulou a estreia de ambos em Portugal..Ainda dos Golden Globes podemos também descartar certas interpretações como potenciais nomeados aos Óscares. São as habituais excentricidades ou concessões dos Globes, como é o caso de Jonah Hill, em Os Traficantes; Lily Collins no fracasso de bilheteira Rules don"t Aply, de Warren Beatty; Hailee Steinfeld em The Edge os Seventeen ou Colin Farrell, em Lagosta..[youtube:TR_NcqD-Gfs].Atrizes dividem.A grande clivagem entre os resultados destas nomeações e a da Screen Actors Guid (SAG) passa pela categoria das atrizes, facto que veio ainda trazer mais dúvidas para a competitividade. Por exemplo, nos Globos houve um bom senso de nomear atrizes como a francesa Isabelle Huppert, em Ela ou Annette Benning em Mulheres do Século XX, coisa que não sucedeu na categoria de melhor atriz nos SAG (cada vez mais, a nível de atores, o mais fiável indicador do gosto da Academia), onde Emily Blunt apareceu de surpresa no horrendo A Rapariga no Comboio..[youtube:gM96ne-XiH0].Em ambas as listas, o efeito contrário à supressão de atores e filmes negros, nota-se. Moonlight, Vedações e Loving são filmes de cineastas afroamericanos ou com tema racial. Nas interpretações, Ruth Negga (algo exagerada a sua inclusão, será a tal quota?) em Loving, Octavia Spencer em Elementos Secretos, Viola Davis e Denzel Washington em Vedações; Naomie Harris e Mahershala Ali em Moonlight e, se quisermos ser mais multiculturalistas, Dev Patel, ator de origem indiana, também está nomeado em Lion- A Longa Estrada para Casa, obra que quer nos Golden Globes, quer nos SAG deve ter carimbado a sua nomeação aos Óscares. O mesmo raciocínio deve e poderá ser feito para Hell or High Water, de David Mackenzie..[youtube:33g-ZHBQdNU].Resumidas as coisas, Annette Bening continua a ter muitas hipóteses para os Óscares, mas Emma Stone, Meryl Streep, Amy Adams, Ruth Negga e Jessica Chastain também estão muito bem lançadas (Isabelle Huppert terá perdido algum terreno...). Nos atores, o favorito óbvio é Casey Affleck mas é quase certo que Andrew Garfield (em O Herói de Hacksaw Ridge ou em Silêncio), Joel Edgerton, Viggo Mortensen, Ryan Gosling ou Denzel Washington ocupem as outras vagas. É caso para se dizer que já houve anos com interpretações bem mais evidentes....[youtube:HszfdNS0JSc].[youtube:ASU4wvY0CbE].Nas interpretações secundárias, Nicole Kidman, Octavia Spencer, Michelle Williams, Naomi Harris e Viola Davis são as eleitas das duas listas, enquanto no sexo oposto os repetentes são Jeff Bridges, Mahershala Ali, Lucas Hedges, Hugh Grant e Dev Patel. O caso de Grant é um pouco estranho, pois nos Globes está como ator principal em Uma Diva Fora do Tom, mas nos SAG aparece no real registo de secundário. Critérios...