Exposição com obra gráfica de Joseph Beuys e Nam June Paik em Lisboa
Uma exposição com a obra gráfica de artistas como Joseph Beuys, Nam June Paik e Tony Cragg inaugura no dia 29 de setembro na Galeria do CPS - Centro Português de Serigrafia no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
Com o título High Level, a exposição apresenta ainda obras de outros nomes internacionais consagrados da arte do século XX, como Jörg Immendorff, Markus Lüpertz, Jannis Kounellis, Arnulf Rainer, Ilya Kabakov e Jan Voss.
Joseph Heinrich Beuys (1921-1986), cuja obra foi criada em vários suportes e técnicas, incluindo escultura, happening, performance, vídeo e instalação, é considerado um dos mais influentes artistas alemães da segunda metade do século XX. O artista, que acreditava na arte coletiva e transformadora, procurou, através de instalações e performances, organizar um movimento que promovesse uma estratégia cultural, a liberdade total ao nível da cultura.
O artista sul-coreano Nam June Paik (1932-2006), que trabalhou em diversos suportes artísticos, ficou sobretudo ligado à criação e exploração da videoarte. Também foi influenciado por Joseph Beuys no questionamento das estéticas conservadoras, e na defesa de levar o público a um maior contacto com a criação da obra artística.
A exposição High Level tem inauguração prevista para 29 de setembro, às 18:00, e ficará patente até dia 23 de outubro.