Harry Potter continua a ser um fenómeno e os lançamentos da peça de teatro, em Londres, e do novo livro comprovaram-no, com milhares de pessoas à porta das livrarias para serem as primeiras a levar para casa um exemplar de Harry Potter and The Cursed Child e milhares de bilhetes vendidos para a peça. Só que, para já, há uma diferença a registar: a crítica. A peça é cinco estrelas, dizem os especialistas da imprensa internacional. O livro nem por isso..A BBC conta que quem já leu o livro, que é uma versão adaptada da peça de teatro, ficou desiludido. Segundo vários excertos aí publicados, percebe-se que a maioria dos críticos considera a obra literária uma espécie de "bloco de notas por terminar" daquilo que viria a ser a peça teatral, uma "experiência inacabada" à qual falta a teatralidade.."No teatro, talvez isto fosse uma delícia. (...) Mas como um mero guião, onde tudo além do diálogo é escrito como o comando de uma ordem...", defendeu Jessica Contera, do Washington Post.."O guião parece ser um esqueleto da experiência pretendida num todo", considerou Charlotte Runcie, do Daily Telegraph, para quem "o climax emocional é devastador até no papel".."A oitava história da série é um Regresso ao Futuro com resultados desapontantes", opina Andy Lewis, do Hollywood Reporter, enquanto que Kelly Lawler, do USA Today, defende que "ler apenas o guião é uma experiência incompleta"..O livro, desenvolvido por J. K. Rowling, Jack Thorne e John Tiffany, é oficialmente a oitava história da série e retrata os 19 anos que se seguiram após o final de Harry Potter e os Talismãs da Morte - Parte 2..Um dos protagonistas da história é Albus Severus Potter, filho do Harry Potter e de Ginny Weasley. O livro centra-se no primeiro ano de Albus em Hogwarts, em que é constantemente confrontado com o seu legado familiar..A obra, que ainda não foi editada em português (saiu apenas a versão original), é o guião da peça que estreou no Palace Theatre, em Londres, no sábado passado e que tem sido muito aplaudida pela crítica.."O teatro britânico não viu nada como isto nas últimas décadas e não vi nada comparável nos meus dias de crítica", considerou Dominic Cavendish, do Daily Telegraph, que deu cinco estrelas à produção, tantas como Mark Shenton, do The Stage. O crítico considera a peça "completamente original", conseguindo marcar uma posição por ser diferente dos livros e dos filmes..[artigo:5314761].A peça está esgotada até maio de 2017 e já bateu recordes: em 24 horas, 175 mil bilhetes foram vendidos. Na próxima quinta-feira, 250 mil bilhetes serão postos à venda, para que até dezembro ainda mais pessoas possam assistir ao espetáculo.