Zé Roberto soma tantos títulos quantos os anos de carreira
Internacional brasileiro cumpriu 19 jogos e fez três golos no Paulistão
Treze anos a jogar futebol ao mais alto nível coroados com outros tantos títulos, quer ao nível de clubes como também em representação da selecção do Brasil.
Zé Roberto, extremo-esquerdo que conta 32 anos, festejou, recentemente, o seu primeiro grande êxito no país de origem, ao sagrar-se, já este ano, campeão paulista com a camisola do Santos.
O futebolista, que contabilizou 19 encontros realizados nesse campeonato, tendo marcado três golos e contribuído para a sua equipa com quatro passes decisivos para golo, jogou os 90 minutos da partida frente ao São Caetano, disputada no Estádio do Morumbi, e na qual o Santos triunfou por 2-0.
Foi em Fevereiro de 2004 que Zé Roberto iniciou a carreira profissional, ao serviço da Portuguesa dos Desportos, do Brasil. O esquerdino, que nos últimos 13 anos marcou presença em cinco campeonatos paulistas, quatro deles com as cores da Portuguesa, averbava como melhor registo noPaulistão um terceiro lugar, alcançado em 1995.
À margem das competições de clubes, Zé Roberto começou cedo a dar vistas na selecção do Brasil. Venceu, em 1997, a Copa América, com palco na Bolívia, e ainda a Taça das Confederações, efectuada na Arábia Saudita.
Na temporada 1997/98, alinhava Zé Roberto no Real Madrid, de Espanha, ganhou a mais importante competição europeia de clubes pelos merengues, na circunstância a Liga dos Campeões.
Na época seguinte, novo sucesso pela selecção brasileira, ao vencer a Copa América, então realizada no Paraguai.
Apogeu no Bayern de Munique
Seguiram-se oito anos fantásticos, mais de metade dos anos de carreira do brasileiro, com a camisola dos alemães do Bayern de Munique, emblema com o qual conquistou vários títulos em provas germânicas.
Em 2002/2003, venceu o Campeonato e a Taça da Alemanha, sendo que em 2004 garantiu o triunfo na Taça da Liga.
Na temporada que se seguiu, repetiu o feito que já havia conseguido na época de 2002/2003, ao alcançar a "dobradinha" (campeonato e taça).
No ano de 2005, Zé Roberto venceu a Taça das Confederações pelo escrete canarinho, para, em 2005/ /2006, sagrar-se, uma vez mais, vencedor do Campeonato e da Taça germânicas.
Finalmente, já este ano, foi campeão paulista. Um título que, curiosamente, foi o primeiro ganho por Zé Roberto no país onde nasceu.
Actualmente com 32 anos, Zé Roberto foi apontado, há muito pouco tempo, como estando nos planos do Bayern de Munique para 2007/2008. A confirmar-se, seria o regresso do extremo-esquerdo à Alemanha.