XI Fórum Jurídico de Lisboa

Publicado a
Atualizado a

Terá início amanhã, 26/6, o XI Fórum Jurídico de Lisboa, parceria entre o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e o Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV [Fundação Getúlio Vargas]. Mantendo a tradição de debater grandes questões contemporâneas, o evento, que ocorrerá na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, discutirá a Governança Digital, tema fundamental em uma era de monopólios digitais, fake news e ameaças à democracia.

O Fórum tem reunido as principais lideranças do Brasil e Portugal, além de convidados de outros países. Neste ano, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, encerrarão o evento, que contará também com a presença de ministros de Estado, lideranças parlamentares, juízes de cortes superiores e académicos renomados.

A relevância do Fórum deve-se à importância concedida ao diálogo internacional, sobretudo por um de seus idealizadores, o ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Gilmar Mendes. Ao longo de sua vida pública, o decano do STF sempre prezou por uma rígida formação académica conciliada com capacidade executiva e equilíbrio de julgamento.

O ministro Gilmar Mendes é, sem dúvida, um dos grandes homens públicos do Brasil no pós-ditadura militar, profundamente comprometido com a democracia e a modernização de nosso País. Professor por vocação, tem-se dedicado à formação das novas gerações. Com parte de sua trajetória académica na Alemanha, sabe da importância da abertura ao mundo para conhecer nossas singularidades nacionais.

O Fórum permite justamente um diálogo franco entre as lideranças de duas nações que se entendem profundamente. E não à toa. Boa parte de nossas instituições fundamentais - língua, direito, etc. - são heranças portuguesas. Já no pós-Independência, foram os brasileiros com formação nas instituições portuguesas que participaram, nas palavras do historiador José Murilo de Carvalho, da "construção da ordem", logrando evitar a desintegração do território brasileiro.

Atualmente, para nós brasileiros, Portugal é exemplo de democracia, respeito aos direitos humanos e progresso social. Após quatro anos de erosão de nossa democracia, teremos muito a conversar, aprender e também ensinar.

Definitivamente, o XI Fórum será um espaço para aprofundar temas dos mais relevantes para o mundo contemporâneo. Que comecem os trabalhos!

Ministro chefe da Advocacia-Geral da União
da República Federativa do Brasil

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt