Wolverine mostra as garras em primeiro filme a solo
O que é que tem mau feitio, o esqueleto revestido de um metal imaginário e indestrutível chamado adamantium, umas garras do mesmo metal que metem a ridículo as de Freddy Krueger, pertence a um grupo de mutantes "bons" , é interpretado por Hugh Jackman e agora tem um filme só para si?
Se não está a par do que se passa nos comics e no cinema, mais vale passar a página. Se está, já adivinhou a resposta: é Wolverine, um dos mais destacados dos X- -Men, que se estreia a solo em X- -Men Origens: Wolverine, de Gavin Hood (estreia-se hoje).
Uma das grandes produções mais aguardadas deste Verão, que deu já origem a um incidente na Internet com uma cópia-pirata (ver caixa), este é o primeiro de uma série que abordará os antecedentes e as histórias individuais de alguns dos mutantes criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby.
Nas décadas seguintes, outros desenhadores e argumentistas foram fazendo surgir mais personagens dos X-Men. Wolverine foi concebido na década de 70 por Johnny Romita (desenhos) e Len Wein (argumento).
Os estúdios da 20th Century Fox e a editora Marvel, que tutelam no cinema a série X-Men, têm já previsto para 2011 X-Men Origins: Magneto, sobre o mutante interpretado por Sir Ian McKellen. Fala-se também de uma continuação para X-Men Origens: Wolverine, que poderá ser ambientada no Japão, mas há ainda muito pouco de concreto sobre este filme.
X-Men Origens: Wolverine surge na senda do sucesso comercial da trilogia X-Men, composta pelo filme homónimo original, de Bryan Singer (2000), por X-Men 2, do mesmo realizador (2003) e X-Men: O Confronto Final, de Brett Ratner (2006). Isto embora o projecto tenha sido posto a andar logo em 2004, depois da estreia de X-Men 2, quando o argumentista David Benioff foi contratado para escrever o guião.
O filme é, simultaneamente, um spin-off e uma prequel da trilogia X-Men, em que o próprio Hugh Jackman se envolveu enquanto produtor e não apenas como actor, através da sua companhia Seed Productions, que já havia também participado em X-Men: O Confronto Final. O actor australiano também colaborou no argumento, embora apenas Benioff e o co-autor Skip Woods sejam creditados.
É a quarta vez que Jackman interpreta Wolverine/Logan, o que faz dele o primeiro actor a personificar o herói de um comic no cinema quatro vezes seguidas depois de Christopher Reeve na série Super-Homem.
A acção de X-Men Origens: Wolverine passa-se 20 anos antes dos acontecimentos do primeiro filme da série. O orçamento não foi revelado, mas Hugh Jackman recebeu 20 milhões de dólares (15 milhões de euros). Nada mau, para um mutante com mau feitio.