Waldemar Bastos canta em tributo africano aos U2

Publicado a
Atualizado a

Waldemar Bastos já conhecia a obra dos U2, ainda que "superficialmente". Mas foi ao "investigar formas e conteúdos" que descobriu em Bono um "compositor intenso, com uma interpretação de grande profundidade". Tudo porque o músico angolano foi convidado, no ano passado, a integrar o grupo de artistas africanos que gravaram In the Name of Love: Africa Celebrates U2. Uma homenagem à banda mas sobretudo à voz que tem sido "símbolo da vontade de mudar". Para breve esperam-se concertos que que reúnam os músicos que gravaram o disco e Bono.

Love is Blindness (do álbum Achtung Baby, de 1991) é o tema reinterpretado por Waldemar Bastos. Uma escolha que partiu da Shout!, editora que assina o projecto e que reuniu nomes como Vieux Farka Touré, Angelique Kidjo, Cheikh Lô ou Ba Cissoko. "Não conhecia a canção mas, depois de a guardar no meu iPod e de a ouvir algumas vezes, percebi como torná-la minha, utilizando apenas o meu violão", revela. Simplicidade e "elegância" para uma canção que, diz-nos, "é apenas mais uma a reflectir as preocupações sociais de Bono". Ao descobrir a obra dos U2, Waldemar Bastos encontrou "toneladas de som, com produções de grandes dimensões". Mas procurou concentrar a sua leitura no "sentimento das palavras, de unidade e compreensão". Não conheceu o vocalista dos U2, mas aguarda para um futuro próximo o encontro com alguém com quem partilha um valor fundamental: "A música é o motor perfeito para desencadear mudanças, transformações e revoluções."

O conjunto de artistas reunidos em In the Name of Love reflecte "boa parte da criatividade musical que por estes dias se passeia por África", confessa Waldemar Bastos. E é também um feliz conjunto de pistas que procura despertar a atenção para uma "verdade inegável". Waldemar Bastos explica: "A música africana dispensa qualquer tipo de paternalismos. Como em qualquer cultura ou estética musical, a composição africana vive de momentos bons e outros menos interessantes. Não é uma música de coitadinhos e, neste disco, isso é bem evidente."

Waldemar Bastos recebeu o convite para participar em In the Name of Love no início das sessões de gravação de um novo disco, em Los Angeles. Com edição prevista para este ano, o álbum congrega "canções clássicas de Angola, temas tradicionais que se tornaram parte da identidade cultural do país". Na produção conta com Derek Nakamoto e espera ainda registar a colaboração da Orquestra Filarmónica de Los Angeles, com Joana Carneiro como maestrina.|

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt