Volta a Portugal com etapa final de consagração em Lisboa

Dez anos depois, a capital volta a aclamar o vencedor, na Avenida da Liberdade.
Publicado a
Atualizado a

Lisboa volta a receber o final da Volta a Portugal em bicicleta. Na Volta a França, os Campos Elísios, em Paris, são o sinónimo de celebração do vencedor. Em Portugal, a Avenida da Liberdade, principal artéria da capital, fará o mesmo papel a 15 de Agosto, depois de Lisboa ter acolhido o final da Volta pela última vez em 2000, ano da vitória de Vítor Gamito. Afastada do mapa da corrida, Lisboa regressou em 2009 para dar o "tiro de partida" e reaparece agora na 72.ª edição para consagrar o sucessor do espanhol David Blanco, após os 154,6 km da 10.ª e última etapa, que se inicia em Sintra e que oferece ao camisola amarela uma etapa de consagração, disputada em linha, após nove edições consecutivas em que a Volta terminou com contra-relógios decisivos.

Com o orçamento, segundo o organizador João Lagos, "abaixo dos 5 milhões de euros", a edição de 2010 é a Volta "possível", mas Joaquim Gomes, director da prova, garante competitividade. "O vencedor terá de ser um corredor muito completo. Vai ter de estar muito atento nas etapas de transição. São também proporcionados locais para chegadas ao sprint, em que os velocistas terão a sua oportunidade", afirmou Joaquim Gomes, durante a apresentação da corrida, em Lisboa.

O ex-ciclista, vencedor em 1989 e 1993, assegurou que o traçado, desde do prólogo de Viseu, a 4 de Agosto, até ao final, vai continuar "a fazer apelo à capacidade de recuperação" dos corredores, sublinhando que, apesar do abandono do formato com contra-relógio final, "é subjectivo dizer que [a última etapa, entre Sintra e Lisboa] será uma etapa de consagração, porque em termos de relevo não tem condições para que o seja". Para aqueles que querem suceder a David Blanco, incluindo o próprio espanhol, Gomes não tem dúvidas: "Há pelo menos dois dias em que os principais protagonistas terão de obter resultados - aos quais teremos de juntar o contra-relógio -, que serão a etapa da Senhora da Graça e etapa da Torre." Com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt