Volkswagen investe mais de 280 ME no novo carocha
"Acreditamos que com este veículo vamos ter um grande êxito, especialmente no mercado norte-americano, seremos capazes de ganhar novos clientes", disse o presidente da Volkswagen México, Andreas Hinrichs, ao explicar que "apesar de a empresa centrar o crescimento na Índia e China, o mercado norte-americano tem um papel essencial no seu crescimento e planos estratégicos".
No arranque da produção exclusiva do novo modelo da Volkswagen na fábrica de Puebla, o presidente mexicano, Felipe Calderón, salientou que o investimento do fabricante alemão no México "terá um efeito multiplicador muito positivo".
Cerca de 2.000 pessoas vão manter os seus empregos e outros milhares "vão viver indiretamente deste efeito multiplicador", sustentou Calderón ao considerar que "não há outra palavra para criar emprego no país do que investimento, seja público ou privado".
O presidente do México salientou que o país está "entre as economias privilegiadas de investimento estrangeiro direto", especialmente no setor automóvel, que beneficia do tratado de livre comércio com a América do Norte, assinado com os EUA e o Canadá e que permite a empresas internacionais em solo mexicano exportar para aqueles países veículos livre de impostos.
Calderón citou ainda "diversos estudos" para afirmar que o México é hoje o lugar do mundo "com os menores custos de produção de manufacturas, por exemplo, para exportar para os EUA".
A Volkswagen estabeleceu-se no México em 1964 com a abertura da fábrica de Puebla, uma das maiores do grupo, e três anos depois produziu o seu primeiro veículo, o Volkswagen Sedan.
Actualmente a capacidade de produção da fábrica de Puebla é de meio milhão de unidades por ano e fabrica os modelos Carocha, Novo Jetta, Golf Variant e Clássico.