Volkswagen investe mais de 280 ME no novo carocha

O fabricante automóvel alemão Volkswagen vai investir 400 milhões de dólares (283 milhões de euros) na produção de mais de 100 mil unidades do novo carocha em 2012 na fábrica de Puebla, no centro do México.
Publicado a
Atualizado a

"Acreditamos que com este veículo vamos ter um grande êxito, especialmente no mercado norte-americano, seremos capazes de ganhar novos clientes", disse o presidente da Volkswagen México, Andreas Hinrichs, ao explicar que "apesar de a empresa centrar o crescimento na Índia e China, o mercado norte-americano tem um papel essencial no seu crescimento e planos estratégicos".

No arranque da produção exclusiva do novo modelo da Volkswagen na fábrica de Puebla, o presidente mexicano, Felipe Calderón, salientou que o investimento do fabricante alemão no México "terá um efeito multiplicador muito positivo".

Cerca de 2.000 pessoas vão manter os seus empregos e outros milhares "vão viver indiretamente deste efeito multiplicador", sustentou Calderón ao considerar que "não há outra palavra para criar emprego no país do que investimento, seja público ou privado".

O presidente do México salientou que o país está "entre as economias privilegiadas de investimento estrangeiro direto", especialmente no setor automóvel, que beneficia do tratado de livre comércio com a América do Norte, assinado com os EUA e o Canadá e que permite a empresas internacionais em solo mexicano exportar para aqueles países veículos livre de impostos.

Calderón citou ainda "diversos estudos" para afirmar que o México é hoje o lugar do mundo "com os menores custos de produção de manufacturas, por exemplo, para exportar para os EUA".

A Volkswagen estabeleceu-se no México em 1964 com a abertura da fábrica de Puebla, uma das maiores do grupo, e três anos depois produziu o seu primeiro veículo, o Volkswagen Sedan.

Actualmente a capacidade de produção da fábrica de Puebla é de meio milhão de unidades por ano e fabrica os modelos Carocha, Novo Jetta, Golf Variant e Clássico.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt