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De 1984 até hoje, o panorama da fotografia na Galiza mudou significativamente, e é disso que, em primeira análise, nos dão conta as mostras O Feito Fotográfico e Vigo Visións, que o Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto, inaugura hoje, pelas 17.00. As obras seleccionadas, pertencentes à Colecção Fotográfica do Concello de Vigo, documentam três objectivos perseguidos de então para cá: a recuperação da fotografia histórica galega, a dinamização da actividade fotográfica naquele território e a sua integração no debate da fotografia contemporânea universal.

É neste enquadramento que se torna possível, e justificável, ter representados autores tão distintos como Virxilio Vieitez, Giacomelli, Klein, Álvarez Bravo, Garcia Rodero, Sebastião Salgado, William Egglestone, Joan Fontcuberta ou Joachim Schmid. Isto porque, ao abrigo do terceiro objectivo enunciado, foi posto em marcha, a partir de 1986, o projecto Vigovisións, que consistiu em convidar fotógrafos de diferentes países a trabalhar naquela cidade galega, convertendo-a num centro de produção e, posteriormente, de exportação, já que muitas fotografias dali saíram, entretanto, para integrar exposições noutros pontos do mundo. É, pois, de toda essa história que fica a saber mais quem, entre hoje e o dia 13 de Março de 2005, fizer uma visita ao CPF, no antigo edifício da Cadeia da Relação.

Mas as novidades não se encerram aqui. Há mais três mostras para inaugurar esta tarde. Uma delas, seleccionada da Colecção Ferreira da Cunha pelo Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, oferece uma panorâmica do fotojornalismo português na primeira metade do século XX. De Ferreira da Cunha há a curiosidade de, numa carreira jornalística com perto de 50 anos, ter sido chefe de secção da reportagem fotográfica do Diário de Notícias, de 1933 até 1970, ano da sua morte.

Outra mostra é de novas aquisições da Colecção Nacional de Fotografia, contemplando obras de quase todos os portfólios adquiridos pe-lo CPF, a reboque de uma política que tem em vista reforçar os fundos da fotografia portuguesa e, sempre que possível, adquirir obras das exposições que ali se realizam. Algumas delas, por ainda estarem frescas na memória, não constarão da mostra, que reúne nomes como André Príncipe, Alain Fleisher, Phill Harris, E. Muybridge, Jane Evelyn Atwood, Cartier-Bresson, Paul Berger, Nirvana Paz ou Renato Roque.

Finalmente, uma exposição póstuma de fotografias, desenhos, fotomontagens e outros trabalhos de Alexandre Delgado O'Neill, filho do poeta e da realizadora Noémia Delgado. Selecção de uma vida breve ou, nas palavras de Teresa Siza, directora do CPF, «de um trabalho de pesquisa cortado à nascença».

Em paralelo às mostras, estará em exibição na Cela das Mulheres o documentário em vídeo Retrato de Fernando Lemos, de Olívio Tavares Araújo, sendo ainda apresentada a fotonovela A Iludida, encomenda do CPF à brasileira Walda Marques [ver entrevista nesta página].

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