Vindouro anima nova praça de S. João da Pesqueira a partir de sexta-feira

A Vindouro Wine & History vai, a partir de sexta-feira, proporcionar três dias de animação e de recriação da atmosfera pombalina num novo espaço, a Praça do Marquês de S. João da Pesqueira.
Publicado a
Atualizado a

O presidente da Câmara, Manuel Cordeiro, mostrou-se satisfeito com a transformação do antigo largo da feira na nova Praça do Marquês, considerando que "vai permitir dar outra visibilidade e engrandecimento" à Vindouro -- Festa Pombalina, que vai na sua 16.ª edição.

"Serão três dias repletos de atividades, com entrada livre e horário alargado, que vão permitir aos visitantes o acesso aos melhores produtores de vinhos do Douro e Porto, provando os seus vinhos icónicos e os lançamentos mais recentes em prova", frisou o autarca.

Outra das novidades da edição deste ano é o concurso de vinhos "Douro em prova", que distinguirá os melhores vinhos do Porto e DOC Douro.

Este concurso é uma iniciativa da Câmara de S. João da Pesqueira e tem como objetivo "potenciar e distinguir os melhores vinhos do Porto e DOC Douro" presentes na Vindouro.

O painel de provas integra especialistas da Revista de Vinhos -- A Essência do Vinho, nomeadamente o diretor da publicação, Nuno Pires, o crítico de vinhos e 'wine educator' Manuel Moreira, a crítica de vinhos e de gastronomia Célia Lourenço e o redator Luís Costa.

"Cada produtor poderá submeter até duas referências dos seus vinhos em prova, através do preenchimento da ficha de inscrição no concurso e do respetivo envio para a organização", explica a organização.

Outro dos pontos altos da Vindouro será o tradicional jantar pombalino, considerado "a maior expressão da gastronomia regional duriense associada ao maior evento de vinhos do Douro".

"No concelho que possui a maior área de vinha classificada como Património da Humanidade e cuja demarcação foi da responsabilidade do Marquês de Pombal, a tradição mantém-se, com a recriação da atmosfera pombalina do século XVIII no centro histórico", explica a organização.

Neste âmbito, durante os três dias do certame, "os visitantes poderão passear e fazer compras no mercado pombalino e assistir ao desfile pombalino, um dos momentos mais aguardados do programa do evento", acrescenta.

Na Vindouro estarão também presentes vários estabelecimentos de restauração, com as especialidades da gastronomia regional duriense.

Segundo a organização, os concertos de Diogo Piçarra (na sexta-feira) e de Raquel Tavares (no sábado), "são outros dos fatores apelativos para uma visita a esta vila histórica do distrito de Viseu".

A Vindouro -- Wine & History tem organização da Câmara de S. João da Pesqueira, com produção da Essência do Vinho e apoio da Revista de Vinhos e da Capital Douro - Associação Industrial, Comercial e de Serviços de S. João da Pesqueira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt