Vila da Lourinhã é 'casa-mãe' dos dinossauros portugueses

Publicado a
Atualizado a

Divulgação Portugal é um dos ícones mundiais de paleontologia, apresentando pelo menos 25 espécies diferentes de dinossauros. O período com maior número de exemplares em Portugal é o Jurássico Superior, que se situa entre há cerca de 159 a 144 milhões de anos, do qual provêm 21 dos 25 géneros descobertos.

Entre as espécies encontram-se o Dacentrurus armatus (dinossauro herbívoro quadrúpede semelhante ao estegossauros), Draconyx loureiroi (dinossauro herbívoro bípede apenas conhecido em Portugal), Dinheirosaurus lourinhanensis (saurópode descoberto na Praia de Porto Dinheiro, na Lourinhã), Lusotitan atalaiensis (descoberto na década de 1940, julgava-se ser um dinossauro muito semelhante chamado Brachiosaurus, mas estudos posteriores confirmaram tratar-se de um novo género de predador), Torvosaurus tanneri (maior predador terrestre do Jurássico) e o Lourinhanosaurus antunesi (o mais emblemático da Lourinhã).

A ideia de criar o Museu da Lourinhã começou a ser debatida em 1979, mas só durante os anos de 1990, com a descoberta de consideráveis fósseis, veio dar um impulso decisivo à estrutura.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt