Vídeos caseiros: os novos olheiros

Publicado a
Atualizado a

Rhain Davis, nove anos, foi contratado pelo gigante Manchester United na semana passada. Foi um verdadeiro trabalho de família. Os pais do rapaz, que vivem na Austrália, fizeram um vídeo caseiro com as melhores imagens de jogos e treinos do promissor futebolista.

O avô agarrou no DVD, já editado, e entregou-o por mão própria nas instalações do clube de Cristiano Ronaldo e Nani. Davis já viajou para Inglaterra, ganhou uma bolsa de estudos e vai viver na academia dos reddevils. E na forja está já uma carrei-ra ao mais alto nível no futebol Mundial.

Não é uma história virgem no futebol. Os pais e alguns amigos de Maycon Santana, um brasileiro de 15 anos, também gravaram um vídeo com imagens de jogos do filho e colocaram-nas no sítio YouTube. Os adeptos do Flamengo ficaram impressionados com o prodígio e, através do sítio de relacionamentos Orkut, encetaram uma campanha para a contratação imediata de Maycon. O histórico Flamengo enviou um olheiro para observação directa e o jovem foi mesmo contratado. Afinal, o vídeo não enganou.

Jean Carlos Chera é outro produto do vídeo. Este brasileiro de 12 anos, despertou o interesse de grandes clubes europeus através de imagens amadoras que começaram a circular na Internet. Foi contratado pelo Santos após uma luta dura com alguns "grandes" do Velho Continente, entre eles o Manchester United. E já tem um contrato com a marca de equipamentos Umbro.

Com uma câmara de vídeo amador e a grande montra mundial da Internet, o tesouro para muitos pais pode estar mesmo ao virar de um... clique. |

Barcelona. Regras catalãs

Os sofríveis resultados do Barcelona na época passada obrigaram os dirigentes a adoptar medidas internas mais apertadas. Deco e companheiros vão ter que obedecer a um exigente regulamento que contempla até um "toque de recolher" diário. Em dias de estágio, o recolher é obrigatório até à meia-noite. Nos outros dias, a hora de descanso é à uma da manhã. Qualquer atleta que seja apanhado em público para lá desta hora é passível de multa avultada.

Itália. Erros de arbitragem

Olhando para o lado conseguimos suportar melhor a nossa dor. É o que acontece se espreitarmos um estudo de duas empresas de consultoria italianas sobre os erros de arbitragem no Calcio da época passada. Os erros modificaram os resultados em 157 jogos (41,3% do total). Apenas três das 20 equipas participantes não foram prejudicadas. As maiores vítimas foram Chievo, Ascoli e Messina (clubes modestos). O campeão Inter está entre os mais beneficiados.

Inés Sainz. Imparcialidade

Inés Sainz, repórter da TV Azteca, que fez furor no Mundial de 2006 - treinos de Portugal incluídos -, mantém-se como ponta de lança estratégica da televisão mexicana nos grandes eventos desportivos. Na Copa América, quando o México caiu nas "meias", a repórter virou-se para o Brasil, e com grande sucesso. Chegou mesmo a vestir um biquíni verde e amarelo, provando que a imparcialidade jornalística por vezes até fica bem... muito bem, mesmo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt