Vidente suspeito de extorsão e violação
O Professor Bambo, auto-intitulado astrólogo e vidente que diariamente aparece publicitado em jornais e cartazes espalhados pelas ruas, foi ontem detido para interrogatório pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP do Porto. Suspeito, segundo a Lusa, de vários crimes de extorsão, que estarão relacionados com a actividade a que se dedica, e um de violação, o "conselheiro espiritual" senegalês foi ouvido durante cerca de uma hora, acabando por sair em liberdade por volta das 19.30 e dirigindo-se a casa pelo seu próprio pé.
A DIC interrogou o alegado vidente após duas horas de buscas na casa/consultório de Bambo, situada no Porto, tendo de recorrer a um serralheiro para entrar na zona domiciliária do edifício. Segundo fonte policial no terreno, o Professor Bambo mostrou-se colaborante com a PSP durante toda a operação mas, "reagiu agressivamente" quando inquirido por um jornalista à saída das instalações da DIC. O DN tentou obter mais esclarecimentos junto daquela força, mas tal não foi possível até ao fecho desta edição.
Em Janeiro do ano passado o "vidente" foi acusado em cartazes afixados em Lisboa de ter violado mulheres durante as suas consultas e de ser um "aldrabão". À data, o seu advogado garantiu ser "tudo falso" e acusou a "concorrência" da difamação.
Nascido em 1956 na cidade senegalesa de Kabendou, o alegado vidente trabalha em Portugal há cerca de dez anos, tendo escritórios espalhados um pouco por todo o País, nomeadamente no Porto, Lisboa, Coimbra, Faro, Funchal e Ponta Delgada, a acreditar nas informações disponibilizadas por um dos seus anúncios publicitários.
Bambo diz-se dotado de «dons que foram transmitidos de pai para filho", alegando ser por isso conquistou "a confiança de todos os estratos sociais como políticos, artistas e empresários», pode ler-se num dos seus anúncios, onde explica ainda que tem 28 anos de experiência, dez deles vividos em Portugal.
A sua especialidade, adianta, é solucionar os mais variados problemas de "família, amor, trabalho, herança, complicações com filhos e mau-olhado". Bambo diz que é um Marabout, mas, "por ser uma expressão desconhecida na Europa" e para que conhecam a sua "vocação e missão", intitula-se médium vidente, diz no seu endereço na internet, África Astrologia, onde disponibiliza todo um rol de serviços que vão da educação dos filhos à "clarividência" ,ou as previsões astrológicas. Apresenta ainda programas gravados na televisão e em 40 rádios portuguesas, catalogados por temas relacionados com feitiçaria, maldição, inveja e misticismo africano.|com Lusa