Os anjos desceram à terra em 1998, mas a história da Victoria's Secret leva quase quatro décadas. Jimmy Carter era presidente dos Estados Unidos e Elvis Presley dava os últimos concertos quando um jovem da Califórnia, farto de passar pela vergonha de comprar roupa interior para a mulher em grandes superfícies comerciais, decidiu pedir um empréstimo ao banco e outro aos sogros para abrir uma loja de lingerie. Bastaram 80 mil dólares para Roy Raymond criar aquele que viria a ser um dos maiores impérios de roupa interior do mundo. O luxo e o requinte da era vitoriana deram o nome à marca. O segredo de Victoria era o que se escondia por baixo da roupa..Os sofás de veludo vermelho e as cortinas de cetim que decoravam a loja de Palo Alto, na Califórnia, não foram a única revolução que a Victoria's Secret trouxe ao mercado. Até então reservada para momentos especiais como a lua-de-mel ou o aniversário, a lingerie passou a ser um objeto de desejo para a mulher, substituindo a roupa interior prática e feita para durar para sempre..[artigo:5526698].Através da venda por catálogo, a lingerie da Victoria"s Secret chegava a todo o país. No primeiro ano de existência, Raymond faturou meio milhão de dólares. Em cinco anos abriu cinco lojas e a faturação atingiu os quatro milhões de dólares anuais..[amazon:2016/11/victoria_s_secret_fashion_show_opening_models_1999_2014_20161130004041].Apesar do estrondoso sucesso da Victoria's Secret em todo o país, em 1982 Roy Raymond estava à beira da falência. Sem perceber o que estava a falhar na gestão da marca, o empresário não teve outra solução para evitar a bancarrota senão vender o negócio. Em 1982, o multimilionário Leslie Wexner, dono da marca de roupa feminina The Limited, comprou a Victoria"s Secret por um milhão de dólares. Aquele que seria o negócio de uma vida para Wexner transformou-se num pesadelo para Roy Raymond..O fundador da The Limited rapidamente decifrou o que estava mal no modelo de negócio da Victoria"s Secret. Ao mesmo tempo que atraiam os homens, as lojas rocambolescas de veludo e cetim afastavam o público feminino. Wexner estudou o mercado da lingerie na Europa e percebeu que nos EUA existia um enorme potencial no mercado da roupa interior feminina que juntava o luxo com o preço acessível..No início dos anos 90, a Victoria's Secret já era uma das maiores marcas de lingerie do mundo. Em 1995, valia quase dois mil milhões de dólares e contava com 670 lojas nos Estados Unidos..Quem não aguentou a pressão do fracasso foi Roy Raymond. O fundador do império da lingerie acabaria por cometer suicídio, ao atirar-se da Ponte Golden Gate, em São Francisco, em 1993. Já Leslie Wexner, CEO da L Brands, é hoje a 70.ª pessoa mais rica do mundo segundo o ranking da Forbes, com uma fortuna avaliada em quase sete mil milhões de euros..[artigo:5527076].Mas nem só de luxo e supermodelos é feita a história recente da Victoria's Secret. No início deste ano a marca deu início a um processo de reestruturação avaliado em mais de 30 milhões de euros, que obrigou ao corte de mais de 200 postos de trabalho e à redução de salários. A linha de fatos de banho e o mítico catálogo da marca foram descontinuados em nome da poupança..As vendas da L Brands cresceram 4% no terceiro trimestre de 2016, atingindo uns impressionantes 2450 milhões de euros, com a Victoria's Secret a contribuir com mais de metade das receitas do grupo. Os lucros da marca de lingerie passaram, porém, de um aumento de 6% para um recuo de 1% e as ações da L Brands caíram 30% desde o início do ano. Segundo os analistas, a marca não está a conseguir cativar o público mais jovem e precisa de se reinventar..Desafios à parte, em 2017 a Victoria's Secret comemora 40 anos com mais de 1500 lojas em todo o mundo e receitas anuais superiores a sete mil milhões de euros. Os anjos vão continuar a bater as asas.