Vicri abre 10 lojas de marca própria em dois anos
Mas esta é apenas a primeira de várias, já que a Vicri prevê abrir mais nove lojas até ao final de 2011, numa reorientação estratégica cujo objectivo é reforçar a presença da marca no retalho de moda através de lojas próprias.
Segundo Luís Mota, director--geral da Vicri, "esta expansão vai realizar-se numa primeira fase no mercado português, mas estão já em estudo projectos de inauguração de lojas Vicri em Espanha, na Suíça e nos países africanos de língua oficial portuguesa". Refira-se que até agora a marca só tinha uma loja própria, na China.
Luís Mota explicou ao DN que a entrada na Suíça, Angola e Moçambique será feita em 2011, através de "parceiros e investidores locais". Para já, a marca do grupo Riopele tem planos para a "abertura de duas lojas em Espanha ainda este ano, em Madrid e Valência", cujas "negociações finais estão bastante avançadas", revela.
Em Portugal, além da do Porto, a marca vai abrir uma loja no Clube Chocolate, uma concept-store detida pelo grupo Riopele, e reforçar a presença no El Corte Inglés. Até final de 2011, a Vicri tem agendadas "seis novas aberturas", diz.
A primeira loja "terá nas camisas e nas gravatas a maior parte da sua oferta comercial, mas os consumidores terão também a possibilidade de observar e adquirir uma selecção especial de artigos das colecções", refere Luís Mota.
No entanto, os planos de expansão não ficam por aqui. A marca tem "um modelo de franchising em fase final de estudo para apresentação a potenciais parceiros e investidores", salienta o responsável, acrescentando que a Vicri vai reforçar a sua posição no canal multimarca assim como nos grandes armazéns europeus.
A preferida das celebridades
As camisas e gravatas Vicri são mundialmente conhecidas, tendo clientes como os actores Hugh Grant e Ben Affleck , o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e o rei Juan Carlos, de Espanha.
Criada por Pinho Vieira, pertence à Riopele desde 2003. Fundada em 1927, a têxtil de Famalicão fornece algumas das principais marcas de moda internacional.