Vicaima reforça em Espanha com construção de nova fábrica

Publicado a
Atualizado a

A Vicaima - Indústria de Madeiras e Derivados quer reforçar a sua presença no mercado espanhol. "A muito curto prazo tomaremos a decisão de aumentar a nossa presença física", afirmou ao DN Arlindo Costa Leite, CEO do grupo de Vale de Cambra. O investimento passa pela instalação de uma unidade fabril em Espanha, um mercado que a Vicaima "encara com particular atenção e não descurará qualquer oportunidade". O responsável da empresa não avança, nesta fase, com o valor do investimento e o local para a instalação da fábrica.

A Vicaima é considerada actualmente o maior produtor de portas nacional, "e está focalizada no mercado ibérico, olhando com atenção para a sua componente espanhola". Pode dizer-se que o "mercado espanhol é a extensão natural do mercado português". A empresa entrou no mercado vizinho em 1991, através de uma estrutura comercial, com a missão de "satisfazer as encomendas que recebemos em tempo útil".

Arlindo Costa Leite considera que a "excelência" que possuem nos produtos que a Vicaima fabrica e nos serviços pré e pós-venda está na origem da escolha da Vicaima por parte da cadeia de hotéis inglesa Travel Lodge, para "parceiro no seu processo de internacionalização para Espanha". Esta escolha, realça o CEO do grupo, "orgulha-nos".

Grande parte das unidades hoteleiras do Travel Lodge no Reino Unido já estão "equipadas com portas fabricadas pela Vicaima". A cadeia hoteleira, explica Arlindo Costa Leite, "pretende que a Vicaima forneça os hotéis que vai construir no país vizinho, o primeiro dos quais será edificado em Barcelona".

Para o grupo, os mercados do Reino Unido e da República da Irlanda são "igualmente relevantes". Por quotas de mercado, o Reino Unido e a República da Irlanda representam 39% do volume de negócios da empresa, Portugal 35% e a Espanha 20%. Os restantes 6% estão repartidos por diversos mercados.

O novo centro vai permitir um serviço de distribuição em toda a República da Irlanda, bem como o reforço da capacidade da empresa no mercado do Reino Unido, nomeadamente na Irlanda do Norte. "A Vicaima tem já uma forte presença no mercado do Reino Unido, e as suas exportações representam 86% das exportações portuguesas deste sector de actividade".

Para além da presença na República da Irlanda e, naturalmente, Portugal, Espanha e Reino Unido, a empresa comercializa também os seus produtos em Itália. C

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt