Viagem pelo Clima. Preservar o Litoral Vianense no Dia da Sustentabilidade
O Dia Nacional da Sustentabilidade, 25 de setembro, foi celebrado em Viana do Castelo, a cidade que junta o rio, mar, montanha e serra. No sétimo dia da viagem pelo clima, e após uma longa viagem desde Gouveia, a equipa estava entusiasmada para o próximo desafio.
Fomos até ao Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, onde nos encontrámos com Fabíola Oliveira, Engenheira Ambiental e vereadora da Câmara Municipal, que demonstrou imensa curiosidade pelo nosso percurso até ali, colocando várias questões e presenteando-nos com desejos de sucesso.
Foi também no CMIA que recolhemos as bicicletas elétricas que iríamos utilizar para percorrer a distância que nos separava do Geoparque Litoral de Viana do Castelo. Depois de ajustar os bancos e encher os pneus de ar, começámos a pedalar pela segunda vez nesta Viagem.
O dia estava soalheiro e não havia uma única nuvem no céu, o que nos permitiu desfrutar deste lindíssimo percurso de 24 quilómetros pela Ecovia do Litoral Norte. À nossa esquerda tínhamos a costa rochosa do Atlântico e à nossa direita a Serra d"Arga, duas paisagens distintas, mas igualmente impressionantes. Depois de passar por vários moinhos de vento e muitos peregrinos, alcançámos o Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor.
A equipa do Geoparque recebeu-nos com sorrisos e braços abertos assim que chegámos ao nosso destino e, concluídas todas as apresentações, juntámo-nos ao grupo de alunos e professores ali presente para uma ação conjunta de controlo de plantas invasoras. De enxada, serrote ou tesouras de poda na mão, todos participámos nesta ação tão necessária à preservação deste ecossistema.
Após concluída a atividade, uma das representantes da equipa do Geoparque guiou-nos num passeio interpretativo, onde explicou o património cultural e geológico, destacando vários monumentos naturais e a sua importância. Acabámos a atividade com uma reflexão final acerca da importância das nossas escolhas e do seu impacto no meio ambiente.
Terminámos o nosso dia a jantar excedentes alimentares gentilmente doados por um restaurante local, o que só ajudou a reduzir ainda mais a nossa pegada. Foi uma ótima forma de celebrar o Dia Nacional da Sustentabilidade e de terminar o penúltimo dia da
nossa viagem. É com dores nas pernas, a pele bronzeada e o coração cheio que nos despedimos de Viana!