VH1 dedica o dia à música dos ABBA
O canal de música VH-1 dedica o dia de hoje ao grupo sueco Abba, que fez furor nos anos 70. A carreira do quarteto que celebrizou canções como Dancing Queen ou Waterloo é revisitada das 11.00 às 12.00, 14.00 às18.00 e 21.00 às 22.00.
Às 11.00 os espectadores podem contar com dez dos melhores temas do grupo em Abba Top Ten, que durará cerca de uma hora. Às 14.00, vai para o ar o programa Abba Fanclub, que repete às 21.00. Logo a seguir será transmitido Abba Live at the Beat Club e às 16.00 será a vez do programa Abba Day Music Mix. Por fim, é transmitido um especial intitulado Abba Beat Club Special, que contém uma actuação ao vivo do quarteto.
Antes de se chamar Abba, o grupo pop, formado pelo teclista Benny Andersson e pelo guitarrista e também vocalista Björn Ulvaeus e suas respectivas namoradas, Anni-Frid Lyngstad e Agnetha Faltskog, concorreu ao Festival sueco de 1973 com o tema Ring Ring. Acabaram por ficar apenas no terceiro lugar, apesar de o tema ter alcançado enorme sucesso. Ficaram à espera um ano... A pensar no passo seguinte.
No ano seguinte, já com o nome que os celebrizou, concorreram de novo com Waterloo, estrondoso sucesso, e tornaram-se no primeiro grupo sueco a ganhar o Festival. Em 1976, editam um álbum de impacte global Arrival. Em 1979 reforçam a popularidade com Voulez Vous. O grupo é, dois anos depois, protagonista do filme Abba - The Movie. O duplo casal de louros e morenos começou a fragilizar-se por inevitáveis e The Visitors, lançado em 1981, acabou por ser o seu último álbum de originais. Os Abba separaram-se oficialmente em 1982. Todavia, o seu tremendo sucesso não parou de aumentar. Mesmo após a sua separação, continuaram a povoar as tabelas de vendas de discos com diversas compilações de êxitos. Mais recentemente surgiu pelos palcos de todo o mundo Mama Mia, um musical baseado nas suas composições.
Prova da vitalidade da sua música, sai segunda-feira uma caixa com a integral do quarteto nove CD e dois DVD. Madonna homenageou, entretanto, os Abba com o seu mais recente single, Hung Up, composto a partir de um sample de Gimme, Gimme, Gimme.