Vera Kolodzig: A vegetariana que faz coleção de máscaras
Ano de 2000. Bucelas, concelho de Loures. A data é longínqua mas a memória não falha a Daniela Ruah. "Conheci a Vera quando ela tinha 14 anos. Fizemos uma leitura de texto para o primeiro episódio de Jardins Proibidos, com o elenco todo. Lembro-me de entrar na sala e ver uma menina com dois rabos de cavalo compridíssimos, caídos até a cintura, calças largas e uma mala a tiracolo", recorda à Notícias TV a atriz portuguesa que, tal como Vera Kolodzig, estreou-se na televisão portuguesa na emblemática novela da TVI.
Também José Eduardo Moniz, antigo diretor-geral da TVI, admite ter ainda viva a imagem de Vera Kolodzig quando a adolescente compareceu, há 14 anos, ao casting de Jardins Proibidos. "Ela era uma miudinha, lembro-me de que falava pouco com os mais velhos. A ideia com que fiquei dela foi da timidez e da preocupação de não cometer erros. Logo ali, percebi que era uma rapariga cuidadosa e responsável", descreve um dos mentores de Jardins Proibidos.
Desde menina, Vera Kolodzig - nascida a 22 de abril de 1985, em Lisboa - cresceu com um sonho dentro de si: ser atriz. "O casting para a novela foi publicitado em jornais e na televisão, mas eu não vi os anúncios. Felizmente, tinha vários familiares e amigos que sabiam que eu queria muito seguir a carreira de atriz que me avisaram. Lá fui eu e até hoje nunca mais parei", contou, durante uma emissão especial da TVI, a atriz que volta a interpretar o papel de Teresa na sequela de Jardins Proibidos, em exibição na TVI.
Foi aos 11 anos que Vera Kolodzig aprendeu as primeiras noções de representação, tendo começado por fazer teatro amador na Companhia de Teatro Multiculturas, em São João do Estoril.
O olhar ternurento e as expressões genuínas de Teresa em Jardins Proibidos sagrar-se-iam, porém, o seu "passaporte" para a televisão que, pouco depois, lhe asseguraria, até hoje, um lugar de destaque nas novelas de Queluz de Baixo.
"A Vera evoluiu imenso e a atuação que ela está a ter nos Jardins Proibidos, do meu ponto de vista, é o melhor desempenho que ela já fez em qualquer novela que eu a tenha visto. Ela é muito trabalhadora, empenhada e cautelosa, procura sempre fazer bem", aponta ainda José Eduardo Moniz, consultor da Coral Europa. Pedro Granger, que volta a fazer par romântico com a atriz, partilha de igual visão. "Ela cresceu muito como atriz. Está muito mais segura e mais versátil. As imagens da novela falam por si..."
Depois de participar nas novelas Filha Do Mar, em 2001, e Dei-Te quase Tudo, em 2005-2006, Vera decide fazer as malas e viaja até Inglaterra, onde faz formação. Em 2007 ingressa no Curso Superior de Teatro Contemporâneo na East 15 Acting School, em Londres. Nesse ano integra o elenco da novela da TVI Ilha dos Amores, tendo-se seguido as participações em Fascínios, em 2008, e Deixa Que Te Leve, em 2009. Em 2010 abraça o papel de Zé em Espírito Indomável, que considera, até hoje, "um papel de referência, era uma personagem muito diferente de mim".
Tiago Aldeia, que contracenou com Vera Kolodzig em Espírito Indomável, exalta o profissionalismo de Vera na hora de gravar. "Ela trabalha muito, tem todas as falas na ponta da língua. É extremamente profissional e muito perfeccionista. Mas ela também é divertida. Nessas gravações rimo-nos tanto... por causa das posturas das nossas personagens. A Zé e o Hugo eram mais rudes."
Ela perde-se por comida biológica, viagens e... máscaras
Mas a novela Espírito Indomável não trouxe apenas boas gargalhadas a Vera Kolodzig. Trouxe-lhe uma história de amor: a atriz e o ator Diogo Amaral apaixonaram-se. Namorados há cerca de quatro anos, o casal está prestes a ver nascer aquele que será o primeiro filho, um rapaz. "Ela está numa fase muito feliz. Costuma dizer-se que as mulheres quando estão grávidas ganham outra luz, é esse o caso da Vera", diz o ator Pedro Granger, que revela ainda que a atriz está numa "fase hipersaudável". "Ela parou já de gravar, mas, até aos últimos dias, trazia cenouras, ovo cozido e melancia. Ela anda sempre com uma marmita."
Amigo do casal, Tiago Aldeia conta à Notícias TV que Vera é, na verdade, apaixonada por comida biológica. "Ela é vegetariana, só come peixe e produtos biológicos." A paixão já fez Vera dedicar-se ao cultivo. "Acho que eles têm uma horta, ou estão a fazê-la", aponta ainda o amigo.
"Simpática, afetuosa e divertida", segundo os amigos, Vera adora receber os amigos em casa e tem uma especialidade. "Ela é muito boa a organizar festas temáticas, já fizemos várias nas quais vamos todos mascarados. Ela também faz videoclips com as amigas, são só brincadeiras", refere ainda Tiago Aldeia. As máscaras são, desde há muito tempo, uma perdição para Vera. "Ela faz coleção, que eu saiba só tem essa", aponta Inês Castel-Branco, sua amiga há 13 anos. A atriz de Mar Salgado, da SIC, faz uma revelação: "Em vários vídeos que já fizemos entre amigos, ela é sempre a campeã dessa grande modalidade que é o lip-sinking [sincronia labial]." Mas Vera Kolodzig é também apaixonada por livros. "Ela anda sempre com um atrás, e gosta de ler obras em inglês", conta o ator Tiago Aldeia. E depois de ter viajado pela Ásia com Diogo Amaral - tendo lançado o livro Nós por Aí -, Vera "quer muito, um dia, poder conhecer a América do Sul".
Inês Castel-Branco exalta ainda a determinação e o sentido de amizade da protagonista de Jardins Proibidos. "Não conheço ninguém que se proponha a atingir um objetivo com o afinco da Vera. Quando lhe peço ajuda sei com o que posso contar", conclui, com carinho, Inês Castel-Branco.