Venezuela: Noites são cada vez mais frias na região costeira norte e em Caracas

Publicado a
Atualizado a

Caracas, 12 Mar (Lusa) - Habituados a alta temperaturas durante o ano os venezuelanos estão a ser obrigados a abrigar-se durante as noites porque os termómetros estão a registar valores cada vez mais baixos durante a noite.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAMEH) associa este fenómeno a "massas de ar frio provenientes do Norte".

"Há três noites que acordo e vou à procura de mais cobertores, às vezes até penso que me esqueci de reforçar a roupa antes de me deitar. Há muitos anos que isto não acontece e já não estamos na época do frio", disse à Agência Lusa Manuela Parreira.

Segundo Manuela Parreira, nalgumas localidades de Santo António de Los Altos, os termómetros registam temperaturas de 10 graus durante as noites.

"De manhã, com o calorzinho da cama, fico preguiçosa e só me levanto quando o dever me obriga", concluiu.

Segundo David Sánchez, meteorologista do INAMEH, as baixas temperaturas são ocasionadas por "massas de ar frio provenientes do Norte" que "estão a incidir sobre o território nacional", ocasionando "uma diminuição das temperaturas".

Aquele responsável precisou que as temperaturas mínimas para o vale de Caracas rondam os 16 graus.

Por outro lado, explicou que "estas condições (descida da temperatura) estão a afectar toda a região norte costeira do país e os Estados de Falcón, Arágua, Carabobo, Vargas, Distrito Capital, Anzoátegui e Sucre".

Nos Estados de Bolívar, Amazonas, Mérida, Táchira, Trujillo e sul de Zúlia, na franja sul do país, as condições atmosféricas são de nebulosidade e chuvas débeis.

O INAMEH prevê que as temperaturas "se normalizem" a partir da segunda quinzena de Março.

FPG

Lusa/fim

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt