Vendaval causa queda de árvore sobre seis carros
Uma árvore com cerca de 15 metros de comprimento caiu em cima de seis carros, ao início da tarde de ontem, em Paredes. A queda do pinheiro foi causada por uma tempestade que durou poucos minutos e que, para além de elevados prejuízos, provocou "um susto de morte" numa família que se encontrava no interior de uma das viaturas atingidas. Num outro ponto do concelho paredense, uma outra árvore cortou por um largo período a circulação entre as freguesias de Mouriz e Cête.
Ao início da tarde de ontem, o tempo estava chuvoso em Paredes, mas nada fazia prever o que se verificou às 14.40. Um forte vendaval, quase um tornado, e uma chuva intensa atingiram o centro da cidade de Paredes, provocando a queda de uma árvore de grande porte que se encontrava no interior da escola EB 2,3 de Paredes. O pinheiro, com cerca de 15 metros de comprimento, tombou para um terreno contíguo ao estabelecimento de ensino, caindo em cima de seis carros estacionados.
"Foi um vento muito forte que se abateu sobre esta zona. Não sei em que condições de segurança estava o pinheiro, mas os peritos vêm ao local para descobrir isso", referiu, ao DN, o 2º comandante dos Bombeiros Voluntários de Paredes, José Garcês.
Vento forte e chuva intensa foi o que também viu Victor Antunes que, juntamente com a mulher e o filho de oito anos, se encontrava no interior de Volkswagen Golf atingido, por sorte, apenas pelos ramos da árvore. "Começou a chover e nós fugimos para o carro. Ainda mal tínhamos entrado quando se começou a sentir um vento forte e a árvore caiu. Nem tivemos tempo de perceber o que tinha acontecido", descreve, ainda mal refeito daquilo que considerou ter sido "um susto de morte".
Ao lado, Paula Alexandra tentava recuperar do choque. A proprietária de um Renault Clio não viu o pinheiro destruir parte do seu carro: "Dei conta que tinha acontecido alguma coisa quando vi muitas pessoas a correr para a beira da escola."|