Vários concelhos do interior norte e centro em risco máximo de incêndio

Vários concelhos do interior norte e centro de Portugal Continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Publicado a
Atualizado a

Segundo informação disponibilizada na página da internet do IPMA, os concelhos com risco máximo de incêndio localizam-se sobretudo nos distritos da Guarda, Viseu, Santarém, Castelo Branco e Vila Real, mas também no Porto, Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Em risco muito elevado de incêndio permanece toda a mancha do interior que vai de Trás-os-Montes ao Ribatejo.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Quatro incêndios em Portugal dominam as atenções da Proteção Civil portuguesa com um total de 340 operacionais apoiados por 86 viaturas no terreno.

Com 57 incêndios detetados desde a meia-noite e nove ativos em Portugal, os fogos de maior preocupação acontecem a norte de Portugal com o distrito do Porto a registar três dos casos.

Em Recarei, concelho de Paredes, estavam, às 05:00 206 bombeiros e outros operacionais apoiados por 49 viaturas a combater o fogo em mato com uma frente ativa e que está a lavrar desde as 06:11 de sexta-feira, sendo o sinistro a concentrar o maior número de meios.

Ainda ativos continuam também os fogos do Marco de Canaveses e de Penafiel, tendo a Proteção Civil acrescentado recentemente um outro fogo no concelho de Cinfães, Viseu, que está a lavrar desde as 00:44 de hoje e é atualmente combatido na sua única frente por 23 bombeiros apoiados por cinco viaturas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt