Vampiros à maneira da Globo

Publicado a
Atualizado a

A telenovela Vamp é a aposta para o horário nobre do GNT (21.00- -22.00). Reginaldo Faria, Claudia Ohana, Joanna Fomm e Ney Latorraca são os actores principais desta incursão da Globo pelo reino das histórias de vampiros e respectiva mitologia.

Lisboa é uma das cidades que surgem como cenário da novela, cuja acção decorre ainda em Veneza e, naturalmente, no Brasil.

Referências europeias a acrescentar a uma trama centrada na cidade imaginária de Armação dos Anjos, onde o quotidiano da família Rocha é perturbado pela chegada à cidade de Natasha, uma cantora mundialmente famosa, mas cujo prestígio conquistou através de um pacto com um vampiro, o conde Vlad. Natasha (Cláudia Ohana) vai a Armação dos Anjos por lá estar escondida a Cruz de São Sebastião, o único objecto que pode destruir o vampiro Vlad (Ney Latorraca). Simplesmente a cruz terá de ser manejada por alguém de apelido Rocha. E entra em cena Jonas Rocha (Reginaldo Faria), viúvo e pai de seis filhos, que se apaixona entretanto por Carmen Maura (Joann Fomm), também viúva e mãe de seis filhos.

Vamp foi escrita por António Calmon e os 179 episódios foram emitidos pela primeira vez, na Globo, entre 1991 e 1992. No GNT, a novela estará no ar todos os dias, às 21.00. Repete em dois horários alternativos, às 07.30 e 15.30. O primeiro episódio foi para o ar no dia 13 e repete hoje, nos horários indicados.

Natural de Manaus, Calmon esteve ligado a vários filmes do Cinema Novo brasileiro, trabalhando com realizadores como Cacá Diegues e Glauber Rocha.

Vamp foi a primeira incursão de Calmon nesta zona híbrida, misturando as convenções da novela e do filme de terror, através de um registo irónico. Dez anos mais tarde, Calmon assinou O Beijo do Vampiro, outra produção explorando a mesma temática e em que surgia um site sobre vampiros que existia fora da novela. É também o autor de outras produções da Globo como Corpo Dourado, Mulher e Começar de Novo.

estreias. Entre as novidades para o mês no canal internacional do Brasil, destaque para o reality show da Globo Mulher Procura, que acompanha o dia-a-dia de mulheres na casa dos 30 anos, todas com diferentes perfis sociais, familiares e de orientação sexual. É às quartas à tarde (15.30) com repetição às sextas (13.30) e domingos (08.30).

Junho será ainda dedicado às festas de São João no Brasil, nomeadamente nos estados de Pernambuco, Maranhão e Paraíba.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt