United Biscuits aumenta produção em Portugal

Publicado a
Atualizado a

A United Biscuits, multinacional de origem inglesa que adquiriu a Triunfo em 2004, vai aumentar a produção na fábrica portuguesa que a marca detém em Sintra, onde acaba de investir quatro milhões de euros.

"A linha de produção das bolachas Belgas foi transferida de Espanha para Portugal e, no próximo ano, vamos lançar nove novos produtos, que serão maioritariamente fabricados aqui", afirmou ao DN Josetxo Soto, director de marketing da United Biscuits (UB) Southern Europe (onde estão incluídos Portugal e Espanha).

Optimizar a estrutura, aumentar a produtividade e investir em novas linhas de produção são os objectivos do projecto da multinacional para a fábrica portuguesa da Triunfo. Apesar de possuir seis unidades fabris em Espanha e nenhuma em Portugal na altura da compra da Triunfo, a UB optou por manter a produção no País, apostando na sua expansão e modernização.

Além dos investimentos na fábrica, "reestruturámos a marca Triunfo, com um novo design, logótipo, slogan, embalagens e melhoria das receitas e ingredientes. Investimos mais 40% em comunicação face ao orçamento anterior. Em 2006 vamos desenvolver a marca e introduzir inovação. O investimento em publicidade irá subir 10%", frisou Josetxo Soto.

A estratégia da UB passa pela centralização dos seus produtos em duas grandes "marcas ambrela" Triunfo e Artich. Debaixo da marca portuguesa passam a estar os produtos relacionados com os segmentos da saúde (integral, digestivo, etc), nutrição para crianças (produtos com energia, vitaminas) e tradição (bolacha Maria, bolachas torradas, de manteiga...).

Com a marca Artiach serão comercializados os produtos relacionados com guloseimas e à base de chocolate (como a Chipmix e Oreo). Marcas secundárias como a Mcvitie's, Fontalena e Vilares serão retiradas do mercado e integradas nas duas marcas fortes.

De acordo com esta estratégia, as bolachas Belgas passam a estar no portfólio da Triunfo (anteriormente da Artiach), sucedendo o oposto com as Chipmix.

"Em 2006, vamos desenvolver as categorias das bolachas saudáveis, que são as que mais crescem, representando 27% do total, e o segmento da nutrição para crianças", sustentou o director de marketing.

Quanto às vendas, "este ano vão manter-se face a 2004, o que consideramos positivo devido à grande reestruturação da marca. Para o ano, deverão sentir-se os efeitos do projecto, estando previsto um aumento de 6% nas vendas", adiantou o responsável.

A contribuir para este desempenho está a mudança introduzida nas receitas "de mais de 20 produtos. Bolachas que estavam com pior classificação nos testes cegos, estão agora na liderança da preferência dos consumidores".

Após a aquisição da Triunfo, a UB passou a ser líder no mercado nacional, com uma quota de 38,7%. O seu concorrente mais directo é a Cuetara, com uma presença que ronda os 12%.

A nível internacional, a empresa está presente em sete países da Europa Ocidental, empregando 9300 colaboradores. O volume de negócios em Portugal e Espanha atingiu os 353 milhões de euros, em 2004, o que representou um aumento de 12% em relação ao exercício anterior.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt