Unión Minas nas alturas

Publicado a
Atualizado a

Não é preciso ser barra em geografia para concluir que as cidades mais altas do mundo estão na América do Sul. La Paz, na Bolívia, ficou famosa no universo futebolístico pelos 3600 metros a que se situa o Estádio Hernando Siles, sede da selecção local. A actual batalha protagonizada pelo Presidente da Bolívia, Evo Morales, e fortemente sustentada pelo astro argentino Diego Armando Maradona, pode induzir que La Paz é a cidade mais alta do mundo onde se pratica futebol federado. Nesse caso, Bolívar, La Paz e The Stongest seriam os clubes mais altos do planeta. Errado!

Acontece que La Paz tem concorrência dentro da própria Bolívia. Perde para El Alto, a cidade onde se situa o Estádio Olímpico dos Andes a uns impressionantes 4100 metros de altitude. Contudo, o clube "mais alto do mundo" chama-se Unión Minas e mora logo ao lado, no Peru. O Unión tem sede na pequena cidade andina de Cerro de Pasco, a 4340 metros de altitude.

O ambiente em Cerro de Pasco é hostil. As temperaturas circulam entre os 10 e -5oC. A população, de 70 mil habitantes, só sobrevive devido à riqueza do subsolo, cujas valiosas minas de zinco, cobre e prata dão trabalho a milhares de pessoas.

Cada clube que se desloca a Cerro Pasco precisa tomar medidas especiais. As mais comuns: passar a noite em Huánuco (a 2000 metros) e chegar ao estádio uma hora antes do jogo; levar garrafas de oxigénio para utilizar no intervalo e arranjar formas de abrir as fossas nasais dos jogadores. A mais radical: consumo de chá de coca que ajuda a combater o soroche ("mal de altura", como lhe chamam os andinos).

Para driblar o controlo antidoping, os clubes visitantes só servem a bebida no intervalo dos encontros, quando o sorteio para o exame já se realizou. |

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt