União Europeia recruta mais de 300 funcionários

Publicado a
Atualizado a

Se o seu sonho é fazer carreira numa qualquer organização europeia, saiba que termina hoje o prazo de inscrição no concurso de selecção e recrutamento de funcionários para as instituições da União Europeia. O concurso foi lançado a 16 de Março para as áreas de administração pública europeia, direito, economia, auditoria e tecnologias de informação e comunicação e serão 323 os candidatos a seleccionar.

O concurso é organizado pelo Serviço Europeu de Selecção de Pessoal, que trata das provas para a constituição de uma reserva de recrutamento de administradores, sendo que, segundo o anúncio publicado no Jornal Oficial da União Europeia, os administradores recrutados no grau AD5 podem realizar três tipos de tarefas, embora sujeitos a supervisão, como sejam a "formulação de políticas, intervenções operacionais e gestão de recursos". São procurados candidatos que revelem, em especial, "potencialidades de evolução na carreira".

A inscrição tem de ser feita online, de acordo com o procedimento indicado na página do Serviço Europeu de Selecção de Pessoal (http://europa.eu/epso). Gozar dos direitos cívicos, estar em situação regular em matéria de recrutamento militar e reunir as condições de idoneidade moral exigidas para o exercício das funções em causa são condições obrigatórias.

É no domínio da administração pública europeia que há mais lugares disponíveis. São pretendidos 105 candidatos nesta área, 72 na das tecnologias de informação e comunicação e 64 para o domínio da auditoria. Os menos bafejados pela sorte são os licenciados em Direito, que só têm 39 lugares disponíveis.

Refira-se que desde 2007 os concursos de ingresso na UE têm sido limitados aos cidadãos dos novos Estados membros da União, mas este ano são de novo abertos à totalidade dos 27 Estados membros, sem qualquer regime de quotas aplicável. Explica, assim, o gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Europeus, que "poderão participar todos os cidadãos portugueses que cumpram os requisitos, nomeadamente que tenham habilitação académica compatível, competências nas áreas a concurso e conhecimento de duas línguas oficiais da UE, devendo a segunda língua ser alemão, francês ou inglês".

Para apoiar os candidatos portugueses com o modelo de concurso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros está a preparar uma acção de formação para dia 21. Os interessados devem ins- crever-se através do e-mail func.port.ue@dgac.pt, da Direcção-Geral dos Assuntos Europeus do referido ministério. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 213 935 529.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt