'Unabomber' encontrado morto na prisão

Condenado à prisão perpétua em 1996, depois de ter assustado a América durante quase duas décadas
Publicado a
Atualizado a

Ted Kaczynski, conhecido como o Unabomber, foi encontrado morto na sua cela na prisão federal da Carolina do Norte, na manhã deste sábado, anunciaram há poucos minutos os media norte-americanos.

Kaczynski, de 81 anos, foi descoberto pelas 08:00 locais, pelos guardas do estabelecimento prisional, onde se encontrava desde dezembro de 2021 e para o qual foi transferido por motivos de saúde e de ter cumprido pena desde maio de 1998 na Prisão Federal Supermax, em Florecence, Colorado.

Kaczynski foi condenado a prisão perpétua em 1996, depois de ter andado a monte durante quase duas décadas, tendo-se declarado depois culpado pela morte de três pessoas e ferimentos noutras 23 entre 1978 e 1995, num dos mais famosos casos criminais dos EUA.

Ted Kaczynski, ou UNabomber, foi um homem que assustou a América pela violência que usou nas vítimas, deixando algumas permanentemente mutiladas. A sua história chegou a ser tema de vários documentários televisivos.

Os seus crimes foram descobertos depois de ele ter forçado os jornais, Washington Post e New York Times, a publicarem um documento com o título "Industrial Society and Its Future", que foi considerado "desequilibrado e violento".

O documento, de 35 mil palavras, defendia que a tecnologia estava a criar nos americanos uma sensação de "alienação e impotência". E foi depois de o seu irmão e a cunhada o terem lido nos jornais que reconheceram o tom de Kaczynski e alertaram o FBI, que o procurava há anos, naquela que foi considerada a mais longa caça ao homem no EUA.

Em Abril de 1996, as autoridades encontraram-no numa cabana de contraplacado e lona de 3 por 4 metros, nos arredores de Lincoln, Montana, que estava cheia de diários, um diário codificado, ingredientes explosivos e duas bombas prontas.

Como génio do crime, "Unabomber" ganhou a sua quota-parte de simpatizantes e comparações com Daniel Boone, Edward Abbey e Henry David Thoreau.

Depois de revelado como um eremita de olhos selvagens, cabelo e barba compridos, que suportava os invernos do Montana numa cabana de uma divisão, Kaczynski pareceu a muitos mais um solitário patético do que um anti-herói romântico.

Nos diários encontrados, Kaczynski escreveu que não afirmava ser "altruísta ou agir para o 'bem' (seja lá o que for) da raça humana", em vez disso, insistiu que agia "meramente por desejo de vingança".

De acordo com o relatado na altura, os crimes começaram logo depois de ele ter sido demitido do negócio da família pelo irmão. Foi quando se retirou para a selva de Montana e para a cabana que construíu à mão, sem aquecimento ou eletricidade.

Os primeiros ataques tiveram como alvo a Northwestern University, em Illinois. Os dois bombardeamentos ocorreram com quase um ano de diferença em 25 de maio de 1978 e 9 de maio de 1979, ferindo duas pessoas.

Em novembro de 1979, uma bomba acionada por altitude explodiu a bordo de um voo da American Airlines. Doze pessoas sofreram com a inalação de fumo. Os ataques deram-lhe o nome de 'Unabomber', já que seus alvos pareciam ser universidades e companhias aéreas

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt